Em meio à folia e festas no Carnaval, muitas pessoas esquecem de um detalhes importante: proteger seu cartão de crédito. Isso é fundamental para evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros!
Afinal, Carnaval é sinônimo de diversão, e ninguém quer ter o momento arruinado por um roubo do cartão, não é mesmo? Acredite, isso desanima até o folião mais entusiasmado.
Quem vai cair na folia deve redobrar a atenção! Portanto, confira dicas essenciais para sua proteção.
Mesmo em meio às festas, prezar pela sua segurança e pelos seus itens de valor nunca é demais. Portanto, confira dicas imperdíveis para proteger seu cartão durante o Carnaval.
No Carnaval acontecem muitos golpes com cartão de crédito e você deve estar atento para proteger o seu. Nas aglomerações, os criminosos aproveitam as distrações para aplicar o “golpe da maquininha”.
Assim, sempre que for fazer um pagamento na maquininha, verifique se o valor digitado está certo. Se o vendedor alegar que o visor está danificado, recuse a compra ou serviço.
Além disso, insira o cartão você mesmo na maquininha, tome cuidado ao digitar a senha e nunca o perca de vista. Depois, verifique se o cartão devolvido é mesmo o seu.
Guardar o cartão de crédito no bolso? Nem pensar! Opte por pochetes ou doleiras para armazenar seu cartão e celular e mantê-los em segurança, longe de criminosos.
Além disso, sempre que utilizá-lo para fazer um pagamento, guarde-o na sequência. Ficar aguardando com seu cartão em mãos só aumentam as chances de alguém tirá-lo de você.
Muitos bancos e instituições financeiras permitem que você reestabeleça o limite do seu cartão de crédito. Por exemplo, pode mudar o valor de R$ 5.000 para R$ 400.
Assim, se tiver seu cartão roubado ou perdê-lo em meio às festas, quem estiver com ele não poderá gastar muito. Carregando apenas o suficiente para gastar no dia, você evita prejuízos maiores.
O pagamento por aproximação gera muita praticidade, inclusive para golpistas. Criminosos aproveitam que não dependem de senha para aproximar maquininhas ilegais para receber transações.
Por isso, se você vai para festas ou em bloquinhos, a opção mais segura é desabilitar essa função de aproximação do cartão temporariamente. Afinal, será difícil impedir que alguém chegue perto em meio à folia.
Para proteger ainda mais o seu cartão de crédito no Carnaval, contrate um seguro de cartão. Esse serviço cobre, principalmente, os dados financeiros causados por furto, roubo ou perda.
Sendo assim, é um investimento para a segurança das suas finanças. Uma das melhores opções é o Seguro Cartão Protegido do Santander, que tem planos dos mais básicos aos mais sofisticados:
Por maiores que sejam os esforços para proteger seu cartão no Carnaval, ainda assim pode tê-lo roubado. Isso porque em uma abordagem, por exemplo, você não deve resistir.
O momento já é delicado e, uma vez que os bancos não abrem no Carnaval (dias 3 e 4 de março), as vítimas de roubo ficam ainda mais preocupadas. Afinal, como ter ajuda se as agências estão fechadas?
Os bancos voltarão a abrir às 12h do dia 5 de março, quarta-feira. Até lá, se o cartão for roubado no Carnaval, existem algumas atitudes para minimizar os prejuízos, como bloquear o cartão online.
Depois, registre um Boletim de Ocorrência e encaminhe cópias do B.O. para o emissor do cartão. Em seguida, se desejar, solicite a 2ª via para continuar aproveitando os benefícios do seu cartão!