Nesta quarta-feira, 12 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória que institui o Crédito do Trabalhador, a nova linha de empréstimo consignado.
Assim, trabalhadores com carteira assinada e Microempreendedores Individuais (MEIs) terão acesso à uma linha de empréstimo consignado com melhores condições.
De acordo com a publicação da MP, o Crédito do Trabalhador estará disponível a partir do dia 21 de março, pelo app Carteira de Trabalho Digital. Para saber mais detalhes, continue lendo!
A partir de 21 de março, trabalhadores com carteira assinada, como trabalhadores rurais e domésticas, e Microempreendedores Individuais (MEIs), terão acesso ao Crédito do Trabalhador.
Essa é a nova linha crédito consignado privado. Assim, os beneficiários podem aproveitar condições melhores, uma vez que o pagamento é debitado diretamente do seu salário.
Dessa maneira, o trabalhador terá uma margem consignável de até 35% do salário. Além disso, em caso de demissão, o desconto será aplicado sobre as verbas rescisórias, segundo o limite legal.
A partir do dia 25 de abril, o crédito pode ser contratado diretamente nos canais oficiais do bancos e o trabalhador pode solicitar a migração para a nova linha, se já tiver um empréstimo consignado.
Fora isso, a portabilidade de consignado entre as instituições financeiras será permitida a partir de 6 de junho.
Compartilhe este conteúdo