Instituições como o Procon-SP estão alertando sobre os cuidados que trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada devem tomar ao contratar o empréstimo consignado CLT.
Afinal, é uma modalidade de crédito consignado nova criado pelo Governo Federal. Por isso, continue lendo abaixo para saber ao que deve se atentar antes de fazer a contratação!
Criado recentemente pelo Governo Federal, o empréstimo consignado CLT usa como garantia os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Por isso, é preciso tomar alguns cuidados.
Afinal, como o diretor-executivo do Procon de São Paulo, Luiz Orsatti Filho, alerta, “para os trabalhadores da iniciativa privada o FGTS representa uma reserva financeira estratégica.
Um dos maiores cuidados antes de contratar o empréstimo consignado CLT que você deve tomar é analisar se ele não irá comprometer o seu orçamento e gerar um endividamento.
Isso porque o novo consignado usa até 35% do salário para o pagamento das parcelas e a garantia do crédito até 10% do FGTS ou 100% da multa rescisória, em demissões sem justa causa.
De acordo com Luiz Orsatti Filho, “esta retenção de parte do FGTS como garantia para um empréstimo mais barato deve ser bastante planejada pelo consumidor para que não se torne uma dificuldade”.
Ou seja, o interessado deve calcular se as parcelas não irão prejudicar suas finanças. Para fazer esse planejamento, é possível utilizar o Gerenciador Financeiro da Mobills.
O Procon-SP também alertou sobre a taxa de juros máxima. Ela deve incluir todos os custos da operação, portanto, são proibidas outras cobranças como tarifa, sob qualquer justificativa.
Além disso, a instituição financeira não deve estipular um prazo de carência para início do pagamento das parcelas. Desse modo, o beneficiário deve começar a pagar logo que receber o empréstimo.
Por isso, antes de assinar o contrato do empréstimo consignado para CLT, um dos cuidados que deve ter é estar atento ao valor estipulado em contrato com e sem juros, taxa mensal, entre outros.
O novo crédito consignado deve ser contratado apenas pelos canais oficiais das instituições financeiras, após o consumidor receber proposta no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Vale ressaltar que o ideal é não fazer novas dívidas. Portanto, se for contratar o empréstimo consignado para CLT, atente-se para os cuidados que deve tomar para manter suas finanças em dia.