Prestes a completar 101 anos do seu primeiro voo, a Czech Airlines anunciou o encerramento das suas atividades, marcando o fim de uma história mundial centenária.
A companhia aérea, uma das mais antigas do mundo, operou seu primeiro voo em 29 de outubro de 1923. Já a última rota, acontecerá até o dia 26 de outubro de 2024, mais de um século depois.
Confira mais detalhes a seguir!
VEJA TAMBÉM: Descubra quantas milhas precisa para viajar!
A Czech Airlines anunciou o fim de suas atividades até 26 de outubro de 2024, às vésperas de completar 101 anos do seu primeiro voo. Ela é uma das companhias aéreas mais antigas do mundo!
Depois dessa data, a empresa centenária de aviação será absorvida pela Smartwings, empresa tcheca que opera no mercado há 27 anos e pertence ao Grupo Smartwing. Ele detém as companhias:
Além disso, a companhia aérea deixará de integram a SkyTeam.
Os principais motivos que resultaram no fim da Czech Airlines foram sua má gestão interna, que acarretou em graves problemas financeiros, obrigando a companhia a vender seus ativos.
Ademais, as consequências de eventos drásticos e tragédias da nossa história recente também prejudicaram a empresa. Por exemplo, a pandemia de COVID-19 e os ataques de 11 de setembro.
Até o momento, a Czech Airlines opera apenas duas rotas para Paris e Madrid, saindo do Aeroporto Václav Havel, em Praga, em aeronaves Airbus A320-200s que serão integradas à Smartwings.
A Czech Airlines foi fundada pelo governo da Checoslováquia no dia 6 de outubro de 1923. Seu primeiro voo de transporte, aconteceu em 29 de outubro, voando entre Praga e Bratislava.
Por outro lado, a sua primeira operação internacional de turismo aconteceu quase 7 anos depois, em 1930, de Praga para Bratislava e depois para Zagreb, na Iugoslávia.
Na década de 60, iniciou seu primeiro serviço transatlântico, para Cuba. Assim, na década de 70, passou a operar rotas para os EUA e Canadá, além de vários países no sul da Ásia.
A empresa, que também foi uma das primeiras a receber aeronaves a jato, passou a fazer parte da SkyTeam em 2001. No entanto, ela já enfrentava crises financeiras e várias mudanças.
Por um longo período, sofreu várias transformações. Por exemplo, privatizações, venda de parte de suas ações, diminuição de frota, rotas e número de colaboradores.
A Czech Airlines ainda tentou expandir sua frota, entretanto, a pandemia de COVID-19 frustrou os planos da companhia, o que a fez perder cerca de 20% de sua receita.
Dessa maneira, em 26 de fevereiro de 2021, a companhia entrou com pedido de falência e processo de reestruturação empresarial. Mas, em maio de 2024, foi anunciada a transformação em uma holding.
Assim, marca o encerramento de uma história centenária, de uma empresa que faz parte da aviação como uma das companhias mais antigas do mundo ainda em operação.