Para evitar problemas com a Receita Federal, é fundamental conhecer as novas regras do Imposto de Renda 2025 para saber se você deve, ou não, fazer a declaração.
Os contribuintes terão até 75 dias para enviar a declaração do IR. Embora o programa gerador esteja disponível a partir de hoje, o período é do dia 17 de março até 30 de maio de 2025.
Portanto, continue lendo para saber mais detalhes e verificar suas obrigações!
Quem deve fazer a declaração do Imposto de Renda?
Todos os que não têm isenção do Imposto de Renda devem enviar sua declaração. Isto é, pessoas físicas residentes no Brasil que tiveram rendimentos acima de R$ 33.888, como salários, em 2024.
Além disso, também se enquadram na lista de contribuintes quem:
Quem não declarar o Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido, pode ter uma multa mínima de R$ 165,74 ou até 20% do Imposto sobre a sua renda total de 2024.
Portanto, fique atento às regras da Receita Federal para economizar dinheiro!
Como declarar o Imposto de Renda 2025
Antes de começar a sua declaração do Imposto de Renda, recomendamos ter em mãos os documentos necessários para preencher todos os campos. Eles podem ser:
No entanto, a declaração do IR é pessoal. Aposentados, por exemplo, devem apresentar o extrato do INSS, enquanto autônomos devem ter suas notas fiscais.
Depois, acesse o site da Receita Federal, clique em “Baixar programa. Em seguida, escolha o tipo de declaração que deseja e preencha o formulário com atenção para evitar erros!
Se você não é isento do Imposto de Renda e não fizer a declaração, seu CPF ficará com pendências com a Receita Federal, uma vez que pode ser considerado sonegação de imposto.
Portanto, fique atento aos prazos para evitar consequências graves!