Por lei, os idosos podem ter descontos exclusivos ao viajar ou até mesmo fazer o seu trajeto gratuitamente, inclusive no Ano Novo. Dessa forma, conseguem economizar dinheiro.
No entanto, para isso é preciso seguir alguns critérios na hora de comprar seus bilhetes. Para descobrir como aproveitar as condições especiais, continue lendo o conteúdo a seguir!
Por lei, os idosos de baixa renda têm direito a descontos de, no mínimo, 50% ou gratuidade ao viajar em trechos intermunicipais e interestaduais de ônibus ou avião.
Nas viagens de ônibus, as empresas devem reservar dois assentos gratuitos por linha para idosos. Se já forem preenchidos, quem atende os critérios deve pagar 50% do valor da passagem.
Em rotas de uma cidade para a outra, podem aproveitar o desconto ou gratuidade cidadãos com mais de 60 anos que apresentarem documento com foto ou a carteirinha do idoso.
Já em linhas interestaduais, de um estado para outro, as condições são maiores:
E, este ano, determinados idosos também podem ter descontos ao viajar de avião através do programa Voa Brasil. Assim, podem comprar bilhetes aéreos por apenas R$ 200.
Nesse caso, é preciso ser aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e não ter feito nenhuma viagem de avião nos últimos 12 meses.
Depois, basta comprar sua passagem no site Gov.br e pagar o valor e as taxas de embarque. Desse modo, duas vezes por ano, os idosos podem adquirir bilhetes com um preço exclusivo.
Compartilhe este conteúdo