O Dia do Consumidor 2025 está chegando, e muitas lojas já começaram a divulgar promoções. Celebrado em 15 de março, esse evento se tornou um dos principais momentos do primeiro semestre para quem quer economizar. Mas será que todos os descontos valem a pena?
A resposta depende do planejamento e da pesquisa antecipada. Nem todas as ofertas são vantajosas, mas algumas categorias costumam ter reduções reais de preço, tornando a data uma boa oportunidade para compras estratégicas.
VEJA TAMBÉM: Cartão de crédito sem anuidade: 40 melhores de 2025 [Ranking]
Com base no histórico de promoções de anos anteriores, alguns dos itens mais procurados durante a Semana do Consumidor costumam ser:
Ou seja, se você precisa renovar o guarda-roupa, trocar um aparelho doméstico ou investir em produtos de uso diário, essa pode ser uma boa oportunidade.
Outro destaque, são as oportunidades de economizar em viagens, pois nesse período costumam haver promoções de passagens aéreas e de programas de milhas, com bônus e transferências bonificadas.
Os valores desembolsados variam bastante, mas muitos consumidores costumam gastar entre R$ 500 e R$ 2.000, principalmente em compras de maior valor, como celulares e eletrodomésticos. Outros preferem compras menores, aproveitando a data para adquirir itens básicos com desconto.
Para garantir que a compra realmente vale a pena, o ideal é comparar preços antes da data e verificar se o desconto oferecido é real ou apenas uma jogada de marketing.
Para aproveitar as promoções de Dia do Consumidor em 2025 e fazer boas compras durante toda a semana, confira a seguir as melhores dicas para fazer bons negócios e fugir de golpes:
Se a ideia é economizar de verdade, o segredo é planejar as compras e evitar armadilhas. O Dia do Consumidor pode ser um ótimo momento para adquirir o que você precisa com um bom desconto, desde que a compra seja bem pensada.
Governo muda Regra de Proteção do Bolsa Família
Segurados do INSS já podem pedir a devolução dos descontos ilegais
Pagamentos do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho
Beneficiários do INSS poderão indicar descontos ilegais
INSS bloqueia novos descontos de empréstimos consignados