Dinheiro na poupança não é o melhor investimento há 20 meses seguidos
A caderneta de poupança é uma das modalidades de investimento mais populares entre os brasileiros, entretanto, não é a mais rentável e vem perdendo poder de compra há quase 2 anos.
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 26 de Maio de 2022
Quando surge um dinheiro inesperado ou existe um desejo de realizar um sonho no futuro, o brasileiro procura a modalidade mais simples e segura para realizar o investimento, a poupança.
O problema é que a alta na inflação tem feito os resultados deste investidores cair paulatinamente e neste mês a poupança completou 20 meses seguidos de perdas.
Ou seja, são quase 2 anos em que o dinheiro está rendendo abaixo da inflação e que poderia estar sendo empregado em outras possibilidades de investimentos com rendimentos melhores.
Sabemos que entender de economia e finanças não é uma tarefa fácil, mas existem cursos para introdução ao tema e algumas ferramentas gratuitas para iniciantes que desejam aprender a controlar os gastos e realizar investimentos.
Sem a poupança, onde investir o dinheiro?
A caderneta de poupança, em abril, teve um retorno negativo de – 0,50% ao mês, refletida pela pior taxa inflacionária dos últimos 26 anos.
Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a taxa ficou em 1,06%, ocasionando a queda dos rendimentos da poupança.
Isso significa que, no acumulado em 12 meses até abril, a poupança teve um rendimento negativo de 6,58%, descontada a inflação. Perda maior do que a observada nos 12 meses até março -6,20%.
As informações são do levantamento da Economatica, que ainda apontam que a última vez em que a poupança teve ganhos reais no acumulado em 12 meses foi em agosto de 2020, com 0,45%.
Como consequência, o dinheiro aplicado na poupança ao invés de render, está encolhendo, ainda que ela não seja a única a sofrer os impactos negativos da inflação.
Segundo a planejadora financeira Myrian Lund, a tendência da poupança é render no máximo a inflação e por isso ela é uma opção para o curto prazo.
“Como investimento, você quer ganhar acima da inflação. Então, a poupança não é o produto que vai dar isso. Não está dando hoje e nem tende a dar no futuro”, explica Myrian.
Há atualmente outras opções de investimentos em renda fixa que estão dando retorno de até mais de 1% ao mês, dependendo do prazo da aplicação e que superam a rentabilidade da poupança.
Quais são as alternativas para aplicação ou investimento?
As alternativas para ativos financeiros podem ser divididos em dois tipos de investimento: renda fixa e renda variável.
Cada uma delas tem a sua particularidade, assim como vantagens e desvantagens. Por isso, é muito importante conhecer suas diferenças.
Você possui conhecimento básico ou intermediário de investimento, aproveite para utilizar o Simulador de Investimento da Mobills. Com ele, é possível selecionar os principais parâmetros da operação desejada e realizar estimativa de quanto renderá em determinado período.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão