A Caixa Econômica Federou bloqueou no início de 2023 o empréstimo Bolsa Família, gerando muita ansiedade dos beneficiários para saber quando o serviço será liberado novamente.
Afinal, o benefício era muito atrativo para pessoas que estavam enfrentando dificuldades financeiras. Portanto, descubra está a situação do empréstimo e quais são suas condições atuais.
No início de 2023, a Caixa Econômica Federal suspendeu o Empréstimo Bolsa Família e, até o momento, ainda não há uma data definida para que o benefício seja liberado novamente.
Isto é, por enquanto, o empréstimo Auxílio Brasil/Bolsa Família está bloqueado! No entanto, a suspensão não muda nada para quem havia contratado este serviço. Portanto, deve pagar até o fim.
Assim, se você contratou o benefício antes dele ser suspenso, é fundamental que continue fazendo os pagamentos das parcelas em aberta conforme o contrato. Desse modo, evitará complicações futuras.
Embora ainda não tenha sido liberado, as regras do empréstimo Bolsa Família foram reformuladas. É muito importante conhecê-las, para quando houver a reabertura do serviço.
Com o objetivo de proteger os beneficiários de um endividamento excessivo e garantir uso responsável da linha de crédito, as condições de empréstimo sofreram algumas mudanças:
Mas, enquanto os empréstimos ainda não são liberados, os beneficiários do Bolsa Família devem continuar atentos ao cronograma de pagamentos do programa. Em outubro, as datas são:
Os valores do benefício geralmente giram em torno de R$ 680 e são creditados na conta poupança social do Caixa Tem. Nele, pode gerenciar os pagamentos e consultar informações sobre os créditos.
O empréstimo Bolsa Família é uma iniciativa que permitia que os beneficiários do programa utilizam parte dele como garantia para a contratação de empréstimos, quando era liberado.
Dessa maneira, era possível contratar empréstimo consignado usando 45% do valor. As parcelas eram descontadas na folha de pagamento do benefício, de acordo com a margem consignável.
Entretanto, embora seja uma alternativa interessante para quem está passando por dificuldades financeiras e um alívio para muitas famílias, isso resultou em endividamento para vários beneficiários
Por isso, o governo decidiu reavaliar as condições do empréstimo Bolsa Família e suspende-lo. Além disso, há opções mais interessantes e vantajosas de empréstimo, como o do Santander.