Empréstimo para compras cresce 95% nos últimos seis meses
Apesar do crescimento no interesse por empréstimo para compras, os entrevistados ainda mostram grande preocupação com pagamento de dívidas. Confira!
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 29 de Novembro de 2022
Pesquisa realizada pelo Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), com 500 brasileiros conectados à internet, entre os dias 01 e 09 de novembro, revelou um aumento significativo na intenção dos brasileiros entrevistados em solicitar empréstimo para compras.
Com a proximidade das festas de final de ano, outubro mostrou um aumento de mais de nove pontos percentuais na intenção dos brasileiros entrevistados em solicitar empréstimos por tal razão. Trata-se do maior crescimento dos últimos seis meses.
Ainda segundo a pesquisa, os últimos meses tendem a movimentar a economia dos brasileiros e impulsioná-los a procurar mais alternativas para ter crédito, o que supõe a intenção de pedido de empréstimo para compras ter se destacado.
“Chegamos na época do ano em que os brasileiros acabam gastando mais. E, neste ano, temos mais um fator que pode influenciar nesses gastos: a Copa do Mundo.
O planejamento para assistir, preparar a casa e acompanhar os jogos é maior entre a população. Teremos muitas datas comemorativas seguidas e o brasileiro gosta e se dedica a isso”,
comenta Rodrigo Cezaretto, diretor operacional da FinanZero.
Cuidado com os gastos de final de ano
Apesar de ser uma data comemorativa aguardada por todos, não podemos esquecer também que é nesse período que as pessoas mais se endividam por falta de planejamento financeiro.
Muitos contam com o recebimento do 13º salário, compram levando em consideração esse salário a mais e esquecem que já carregam dívidas de todo o ano.
No final das contas, entram no ano novo com mais uma dívida acumulada e poucas chances de quitação.
Mobills Controle Financeiro Pessoal
Organize suas finanças de forma definitiva com o Mobills
Empréstimos para quitar dívidas continuam liderando o ranking
Apesar das compras terem dado um salto, as dívidas foram o principal motivo para impulsionar o desejo de tomar crédito nos próximos três meses, com 39,3%.
O que comprova que o crescimento de empréstimo para compras não é baseado em uma vida financeira estável e saudável, mas apenas na intenção de consumir.
Ainda segundo o IFE, o empréstimo para quitar dívidas continua sendo a única, dentre as onze categorias, que permaneceu em primeiro lugar desde o primeiro mês do ano.
Em segundo lugar ficou investimento, com 27%, como forma de aumentar a renda e ter uma opção extra, seguido por negócio próprio, com 23,6%.
É possível supor que a solicitação para abertura de um negócio pode ter pelo menos duas hipóteses, a elevada taxa de desemprego, que no último trimestre atingiu 8,7%, que segundo o IBGE, contribui para o significativo crescimento de MEIs cadastrados no Brasil.
E também há o aumento do empreendedorismo por necessidade, modalidade em que os trabalhadores enxergam na abertura do negócio próprio uma alternativa para saírem da inadimplência.
Como evitar novas dívidas no ano novo?
Mais uma vez ressaltamos que é importante lembrar que o começo do ano é uma das fases mais pesadas na economia doméstica, isso porque juntam as compras de final de ano, pequenas reformas, férias escolares, IPVA, IPTU e materiais escolares.
Todos esses gastos acumulados podem virar um endividamento para o ano que nem iniciou e um problemão para aqueles que têm dificuldade em gerenciar seus gastos, por isso muitos recorrem ao empréstimo.
Segundo um recente estudo feito pela Conversion, agência de SEO, em 2021, 87,75% dos brasileiros pretendiam realizar compras durante a Black Friday, enquanto para este ano, a previsão é de que esse número salte para 96%, refletindo em um aumento de 8%.
Para evitar entrar no ano novo com novas dívidas, é importante ter um planejamento financeiro e controle dos gastos para que não se gaste mais do que se tem de receita.
O gerenciador financeiro da Mobills é um aplicativo fácil, intuitivo e que já ajudou milhares de usuários a saírem das dívidas.
Com ele é possível acompanhar o fluxo do dinheiro e saber no que está sendo empenhado a maior parte do dinheiro, quanto está sendo direcionado para os cartões de crédito e até mesmo ajudar a acender o alerta para não ficar negativado.
Faça agora mesmo o teste gratuitamente clicando em “Teste Grátis” para baixar o app que vai ajudar você a consquistar a sua independência financeira.
Mobills: Finanças e Cartões
-
Mais detalhes do Mobills
- Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
- Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
- Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão