Pagamentos via Pix no Carnaval: cuidados essenciais para suas finanças

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 25 de Fevereiro de 2025 4 min de leitura

Curtir o Carnaval na era dos pagamentos digitais, como o Pix, traz muita facilidade. No entanto, também traz mais riscos aos foliões, uma vez que criminosos enxergam como uma oportunidade.

Assim, sempre que for fazer um pagamento via Pix em meio à folia, é muito importante estar atento ao seu redor. Principalmente, se você quer proteger seu celular no Carnaval.

Portanto, confira dicas para fazer a transferência com segurança!

Cuidados ao fazer Pix no Carnaval

Durante o Carnaval, golpes financeiros se tornam mais frequentes, uma vez que os criminosos aproveitam as distrações e aglomerações das festas. Assim, a vítima nem consegue localizar o golpista.

Por isso, sempre que for fazer pagamentos no Carnaval, especialmente via Pix, é fundamental tomar cuidado para manter seus dados e finanças seguros. A seguir, confira ótimas dicas!

1. Não use rede de Wi-Fi pública

Pode parecer irrelevante, mas não usar rede de Wi-Fi pública é uma das principais dicas para fazer Pix no Carnaval com segurança. Afinal, elas não contam com protocolos de segurança simples.

Dessa maneira, podem ser acessadas por todo o tipo de usuários, se tornando um ponto fácil para criminosos realizarem ataques e coletarem dados sigilosos, como da sua conta bancária.

2. Verifique o valor da compra na maquininha

Se o pagamento via Pix for feito através da maquininha de cartão de crédito, verifique o valor no visor. Infelizmente, é comum que alterem os valores sem que o consumidor perceba.

Portanto, antes de confirmar a transação, confira também no aplicativo do banco. Se parecer fora do normal, não arranje briga, recuse a mercadoria ou serviço e procure outro comerciante.

3. Ative o limite de valor do Pix

Muitos bancos permitem que você configure limites diários para transações via Pix, além de restrições de horários. Desse modo, o risco de prejuízo diminui em caso de furto ou roubo.

A mesma atitude vale para proteger o cartão de crédito no Carnaval. Mas, nesse caso, você tem que reestabelecer o limite de crédito para evitar pagamentos indevidos.

Inclusive, essa é uma ótima opção para poupar dinheiro e fugir de gastos desnecessários. Portanto, pense em quanto você pode gastar no dia e estabeleça o limite para não ter uma ressaca financeira.

4. Ative a biometria facial do aplicativo do seu banco

Em meio à tantas pessoas aglomeradas, é difícil controlar quem está olhando ou não para o nosso celular. Por isso, a melhor alternativa é ativar a biometria facial em aplicativos de banco.

Desse modo, se precisar fazer um pagamento via Pix no Carnaval, não terá que se preocupar se alguém está olhando sua senha. E, se o celular for roubado, ainda dificulta para os criminosos.

5. Dê preferência para smartwatches

Para fazer Pix no Carnaval, dê preferência para smartwatches, se possível. Assim, seu celular fica guardado para apenas quando for necessário, longe das mãos e vistas de criminosos.

Instituições financeiras como o C6 Bank, PicPay e Itaú já oferecem essa opção. Além disso, o Banco do Brasil, BTG Pactual, Nubank e Mercado Pago estão implementando essa tecnologia.

Se seu banco ainda não oferece essa alternativa, pode optar por usar o pagamento por aproximação com o cartão de crédito via smartwatch. Assim, basta adicioná-lo à carteira digital.

Inclusive, usar um cartão que acumula milhas é uma ótima oportunidade para ganhar milhas no Carnaval. Logo, poderá começar a planejar as festas do próximo ano com economia e facilidade!

Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

    Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

    Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

    Últimas Notícias

    .