Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Golpe do FGTS pode roubar até R$ 1 mil do saque extraordinário

Conheça os principais golpes aplicados nos trabalhadores e como se proteger para não ter o saque extraordinário roubado.

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 15 de Setembro de 2022

Já imaginou abrir seu extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e descobrir que o seu dinheiro foi roubado? Infelizmente essa é uma ação que tem acontecido com certa frequência.

Os golpes nas contas do FGTS vêm crescendo e com isso assustando muitos trabalhadores que contam com o dinheiro do saque extraordinário e o saque aniversário para diversas finalidades.

Em tempos de alta da inflação e desvalorização do real, cada centavo é necessário para manter as contas em dia e um dinheiro liberado que não estava no orçamento pode contribuir com a alimentação e até mesmo nas contas de consumo de casa.

Entretanto, muitos trabalhadores estão descobrindo que suas contas foram esvaziadas através de golpes do FGTS aplicados pela internet.

Existem algumas formas de cair no golpe do FGTS e você precisa saber quais são para se proteger.

Tipos de Golpe do FGTS

Um dos golpes aplicados no FGTS contra os trabalhadores é aplicado em razão do próprio beneficiário não ser usuário das plataformas digitais da Caixa Econômica Federal. E vamos explicar o motivo.

Quando o trabalhador não tem um perfil no CAIXA TEM deixa uma lacuna para que um golpista com informações pessoais dessa pessoa crie um perfil real, porém com emissão do dinheiro para uma conta falsa.

Assim, independentemente da modalidade escolhida, o golpista consegue sacar pelo aplicativo do fundo de garantia a quantia que estiver disponível.

Com a liberação do extraordinário de R$ 1 mil no ano de 2022, este tem sido o alvo preferido dos ladrões virtuais.

Como se proteger do golpe do FGTS?

Saber como se proteger para evitar cair no golpe do FGTS é fundamental para evitar transtornos e a decepção de encontrar seu saldo zerado.

A primeira dica é, se você ainda não tem um cadastro no sistema da Caixa Econômica, faça urgente e tenha os devidos cuidados:

  1. Escolha um login e senha diferentes dos que você habitualmente usa;
  2. Não salve essa senha em nenhum dispositivo eletrônico;
  3. Não compartilhe seu login e senha com terceiros;
  4. Altere pelo menos uma vez por ano sua senha de segurança.

A outra forma de proteger seu saque extraordinário do golpe do FGTS é evitando clicar em links recebidos por SMS ou WhatsApp, muitos golpes começam nestes dois meios de comunicação.

E não precisa ser necessariamente vindo de números desconhecidos, perfis de parentes e amigos clonados também enviam mensagens, conhecidas como cavalo de tróia, para roubar os dados de quem é mais desatento.

Não preencha formulários em site que não sejam de confiança, a dica é olhar se o endereço corresponde ao oficial e se o cadeado aparece no canto esquerdo que antecede o site.

Como se proteger do golpe “esqueci a senha” do FGTS

Mesmo que você faça as dicas que acabamos de dar, você não está totalmente livre de cair no golpe do FGTS e ter o seu saque extraordinário roubado.

Alguns golpistas conseguem roubar o perfil do trabalhador através da opção “esqueci a senha” e por isso é importante alterar a senha regularmente.

Uma dica para garantir o acompanhamento da sua conta do FGTS é aceitar receber comunicação da Caixa Econômica.

Assim, toda vez que houver qualquer movimentação dos seus dados cadastrais ou até mesmo de tentativa de saque suspeita você será notificado através do e-mail cadastrado.

Se você cair no golpe do FGTS, faça as impressões da tela com as informações do extrato, o quanto foi transferido da conta e para onde o dinheiro foi enviado.

Após isso, procure uma agência da Caixa Econômica para realizar a denúncia e tomar as medidas necessárias para resgatar o dinheiro roubado do FGTS.

LEIA TAMBÉM: Aplicativo dos benefícios: Veja como usar o Caixa Tem


Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Comunicação
  • SEO
  • Inbound Marketing
  • Estratégia
  • Gestão

Últimas Notícias

.