Golpes do Pix poderão ser contestados no app da instituição financeira

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 11 de Abril de 2025 3 min de leitura

A partir de 1° de outubro de 2025, as vítimas de golpes financeiros através do Pix poderão contar com a contestação direta das transferências pelo aplicativo da própria instituição financeira.

Dessa maneira, não será preciso recorrer ao Banco Central, resultando em menos burocracia. Assim, a atualização busca agilizar a recuperação de valores desviados por criminosos.

A solução faz parte da integração do Mecanismo Especial de Devolução (MED) aos apps bancários. Para saber mais informações sobre a novidade, continue lendo o conteúdo abaixo.

O que é o Mecanismo Especial de Devolução (MED)?

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) foi criado pelo Banco Central em 2021, para combater o aumento de fraudes envolvendo o sistema de pagamentos via Pix.

Por meio da ferramenta, o usuário pode iniciar um processo de contestação e solicitar o estorno do valor ao identificar uma transação fraudulenta. Até agora, isso era feito através do Banco Central.

Mas, com as mudanças propostas, o MED estará disponível em formato de autoatendimento dentro do app do próprio banco. Desse modo, vítimas de golpes no Pix terão mais autonomia e agilidade.

Como funcionará a contestação de golpes no Pix?

A partir de 1° de outubro, usuários do Pix não precisarão mais recorrer ao Banco Central para contestar golpes no sistema de transferências instantâneas.

Dentro do aplicativo da sua instituição financeira, o cliente vai encontrar um botão com nome semelhante a “Contestar Pix”. Em seguida, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Toque no botão de contestar golpes no Pix;
  2. Acesse seu extrato;
  3. Selecione a transação com suspeita de fraude;
  4. Por fim, informe o tipo de golpe ou fraude.

Após isso, o seu banco vai enviar uma notificação automática para a instituição financeira que recebeu a transação fraudulenta. Dessa forma, receberá um número de protocolo para acompanhar o caso.

Vale ressaltar que o processo de devolução não é instantâneo. Além disso, pode acontecer de maneira parcial ou total, dependente do saldo disponível na conta do receptor.

Se a devolução do Pix for aceita após comprovação os golpes, o dinheiro voltará para a conta da vítima. Em tempo real, ambos os lados receberão uma notificação.

Além disso, o MED também será válido em casos de falhas operacionais causadas por problemas técnicos. Mas, não se aplica a erros de digitação da chave Pix ou desacordos comerciais.

Qual o impacto para os usuários e para os bancos?

A implementação do MED os aplicativos bancários promete reduzir o tempo de resposta a golpes do Pix, diminuindo a sobrecarga dos canais de atendimento do Banco Central e instituições.

Enquanto para os usuários a novidade representa uma forma mais rápida de recuperar seu dinheiro, para os bancos é um novo desafio. Afinal, precisam adaptar seus apps e interfaces para a nova função.

Além disso, é preciso investir em tecnologia e ter um rigoroso alinhamento com o Banco Central. Mas, espera-se que aumente a confiança do público no uso do Pix.

A integração do MED aos apps é um importante passo no combate aos golpes do Pix. No entanto, os usuários devem continuar tomando cuidados para proteger sua vida financeira.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

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