A partir de 1° de outubro de 2025, as vítimas de golpes financeiros através do Pix poderão contar com a contestação direta das transferências pelo aplicativo da própria instituição financeira.
Dessa maneira, não será preciso recorrer ao Banco Central, resultando em menos burocracia. Assim, a atualização busca agilizar a recuperação de valores desviados por criminosos.
A solução faz parte da integração do Mecanismo Especial de Devolução (MED) aos apps bancários. Para saber mais informações sobre a novidade, continue lendo o conteúdo abaixo.
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) foi criado pelo Banco Central em 2021, para combater o aumento de fraudes envolvendo o sistema de pagamentos via Pix.
Por meio da ferramenta, o usuário pode iniciar um processo de contestação e solicitar o estorno do valor ao identificar uma transação fraudulenta. Até agora, isso era feito através do Banco Central.
Mas, com as mudanças propostas, o MED estará disponível em formato de autoatendimento dentro do app do próprio banco. Desse modo, vítimas de golpes no Pix terão mais autonomia e agilidade.
A partir de 1° de outubro, usuários do Pix não precisarão mais recorrer ao Banco Central para contestar golpes no sistema de transferências instantâneas.
Dentro do aplicativo da sua instituição financeira, o cliente vai encontrar um botão com nome semelhante a “Contestar Pix”. Em seguida, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Toque no botão de contestar golpes no Pix;
- Acesse seu extrato;
- Selecione a transação com suspeita de fraude;
- Por fim, informe o tipo de golpe ou fraude.
Após isso, o seu banco vai enviar uma notificação automática para a instituição financeira que recebeu a transação fraudulenta. Dessa forma, receberá um número de protocolo para acompanhar o caso.
Vale ressaltar que o processo de devolução não é instantâneo. Além disso, pode acontecer de maneira parcial ou total, dependente do saldo disponível na conta do receptor.
Se a devolução do Pix for aceita após comprovação os golpes, o dinheiro voltará para a conta da vítima. Em tempo real, ambos os lados receberão uma notificação.
Além disso, o MED também será válido em casos de falhas operacionais causadas por problemas técnicos. Mas, não se aplica a erros de digitação da chave Pix ou desacordos comerciais.
A implementação do MED os aplicativos bancários promete reduzir o tempo de resposta a golpes do Pix, diminuindo a sobrecarga dos canais de atendimento do Banco Central e instituições.
Enquanto para os usuários a novidade representa uma forma mais rápida de recuperar seu dinheiro, para os bancos é um novo desafio. Afinal, precisam adaptar seus apps e interfaces para a nova função.
Além disso, é preciso investir em tecnologia e ter um rigoroso alinhamento com o Banco Central. Mas, espera-se que aumente a confiança do público no uso do Pix.
A integração do MED aos apps é um importante passo no combate aos golpes do Pix. No entanto, os usuários devem continuar tomando cuidados para proteger sua vida financeira.