Golpes que usam o nome da Receita Federal: conheça para proteger suas finanças!

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 24 de Março de 2025 3 min de leitura

Com o início do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda, cresceram os golpes que usam o nome da Receita Federal para fraudar pagamentos e roubar dados.

Por meio de sites falsos, correspondências fraudulentas e mentiras nas redes sociais, criminosos se aproveitam da visibilidade do assunto para fazer novas vítimas.

Assim, é preciso ficar atento! Para manter seus dados e suas finanças seguras, continue lendo.

Golpes em nome da Receita Federal: como funcionam?

Criminosos criaram sites falsos que simulam o visual da Receita Federal para aplicar golpes em seu nome, levando os usuários a instalarem programas que roubam seus dados.

Os golpistas divulgam nas redes sociais um anúncio que instiga a necessidade de instalar o sistema para declarar o Imposto de Renda. No entanto, trata-se de um site fictício e malicioso.

A Receita Federal também alertou para o retorno do golpe por correspondência. Os criminosos enviam cartas com o logotipo da instituição, induzindo a pessoa a acessar um site falso.

Na carta, é possível ler “Intimação para regularização de dados cadastrais” logo no título. Desse modo, tentam apelar para o medo dos contribuintes de caírem na malha fina do IRPF 2025.

O comunicado contém instruções para acessar uma página que não pertence à Receita Federal. Com isso, buscam obter dados fiscais e bancários das vítimas.

Portanto, é preciso estar muito atento às redes sociais e, principalmente, de onde você recebe informações. Afinal, os golpes com o nome da Receita Federal prejudicam as pessoas.

Como se proteger de golpes

Mesmo que já conhecidos, os golpes que utilizam o nome da Receita Federal de maneira indevida estão fazendo novas vítimas. Por isso, é essencial saber como se proteger.

Para consultar informações, regularizações, alterações cadastrais e situações no Imposto de Rende, use exclusivamente o site da Receita Federal. O atendimento é feito por meio do e-CAC.

Desconfie de qualquer correspondência e anúncios que orientam o acesso a sites desconhecidos para regularizar seus dados. Principalmente, se a divulgação é feita nas redes sociais.

Além disso, jamais forneça informações pessoais ou bancárias fora dos canais oficiais da Receita Federal ou baixe programas e aplicativos indicados por terceiros.

O programa de declaração do Imposto de Renda está disponível apenas no site da Receita Federal. Outra opção para declarar o IRPF é baixar o app Meu Imposto de Renda e acessar o portal e-CAC.

Caso suspeite de tentativa de golpe, denuncie imediatamente à Receita Federal e à Delegacia de Polícia Civil Especializada para que as devidas medidas sejam tomadas.


    Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

    Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

    Últimas Notícias

    .
    Principais golpes no Dia das Mães Devolução dos descontos ilegais do INSS devem começar em breve Cartão de crédito para comprar presente de Dia das Mães Quais são os direitos no Dia do Trabalhador? Dia do Trabalhador: como economizar em viagens?