O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (12), uma nova seleção para 100 mil unidades habitacionais dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e os detalhes serão apresentados em reunião com outros ministérios e prefeitos durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
Segundo entrevista do ministro para a Agência Brasil, o governo pretende agilizar o processo priorizando prefeituras com projetos mais avançados. Além disso, estuda mudanças na utilização do FGTS para facilitar o acesso a recursos e acelerar obras de infraestrutura, como saneamento e mobilidade. O ministro destacou a urgência da iniciativa, afirmando que quem mora de aluguel, em áreas de risco ou nas ruas precisa de soluções rápidas.
O governo também prepara seleções para investimentos em contenção de encostas, drenagem e abastecimento de água rural, especialmente para regiões afetadas pela seca.
Lançado em 2009, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Minha Casa, Minha Vida oferece subsídio e taxa de juros de financiamento imobiliário abaixo do valor de mercado, o que facilita a compra de moradias populares.
A iniciativa é conduzida pelo Ministério das Cidades e executada pela Caixa Econômica Federal, e se tornou o principal programa habitacional do governo federal, voltado para famílias de baixa renda. Em 2024, o programa superou a meta de contratação de moradias em 25%, ampliando o acesso à casa própria para milhares de brasileiros.
VEJA TAMBÉM: Financiamento imobiliário: simule a taxa de juros
Compartilhe este conteúdo