Governo Lula anuncia nova rodada de fiscalização nos cadastros do CadÚnico

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 22 de Novembro de 2024 3 min de leitura

Em uma tentativa de combater as fraudes no sistema e reduzir o total de gastos com os programas sociais, o Governo Lula anunciou uma nova fiscalização nos cadastros do CadÚnico.

Com o CadÚnico, muitos cidadãos têm acesso a uma série de benefícios e vantagens e pode ser participante de programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No entanto, há alguns cadastros irregulares. Por isso, o Governo quer garantir que a ajuda financeira chegue para as famílias que realmente a necessitam. Confira mais detalhes a seguir!

Nova fiscalização nos cadastros do CadÚnico

O Cadastro Único, ou CadÚnico, possibilita que cidadãos brasileiros tenham direito a muitos benefícios, entre eles, a participação em programas sociais para receber pagamentos mensais.

Contudo, um anúncio realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), órgão responsável pelo CadÚnico, colocou os inscritos em alerta.

Isso porque o Governo Lula anunciou uma nova rodada de fiscalização nos cadastros do CadÚnico, através de uma análise mais profunda das informações.

Em parceria com o MDS e em posse de dados como a renda e composição familiar, será possível identificar irregularidades nos próximos meses, quando deve entrar em atividade.

Dessa maneira, o Governo busca garantir que apenas as famílias que realmente precisam sejam contempladas com os benefícios. Assim, reduzirá os gastos com programas sociais.

Por onde receber os pagamentos dos programas sociais?

Tradicionalmente, os pagamentos dos programas sociais através do CadÚnico, como Bolsa Família e BPC, são feitos pelo Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

No entanto, os participantes podem pedir a portabilidade do benefício para outras instituições financeiras que fazem parte do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

  1. Escolha o novo banco para o qual quer mudar;
  2. Vá ao banco onde você recebe atualmente o benefício e solicite a portabilidade;
  3. Apresente seus dados pessoais e uma cópia de documento oficial com foto;
  4. Preencha um formulário de solicitação de portabilidade;
  5. Compareça ao novo banco, se necessário;
  6. Por fim, aguarde até 30 dias para o banco transferir o benefício para a nova conta.

Em alguns casos, a portabilidade pode ser feita online, especialmente se você já tiver uma conta no banco banco e se ele aceitar solicitações via aplicativo ou Internet Banking.

Contudo, lembre-se que a nova instituição escolhida para receber o benefício deve ser habilitada para realizar o pagamento dos programas sociais. Por exemplo, o banco Santander.

Abrir conta
URL Verificada
Abrir conta
URL Verificada

Dessa maneira, você ainda poderá aproveitar benefícios de ser um titular Santander e ter mais facilidade em ter cartões de crédito da instituição. Portanto, analise suas opções!


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.