Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Horário de funcionamento dos bancos no final de ano: confira os expedientes!

Artigo escrito por Isabela Matsura em 18 de Dezembro de 2024

No final de ano, os bancos costumam funcionar em um horário diferente. Afinal, as festas como Natal e Ano Novo estão próximas e, além de feriados, existem pontos facultativos.

Durante esse período, em alguns dias não há expediente bancário. Portanto, não há atendimento presencial e compensações bancárias, como a TED, não são efetivadas.

Se você tem pagamentos para fazer, continue lendo para descobrir o funcionamento dos bancos!

Qual o horário de funcionamento dos bancos no final de ano?

Com a proximidade das festas de final de ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclareceu o horário de funcionamento dos bancos durante esse período.

Os dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal) são feriados nacionais. Portanto, não há expediente bancário ou atendimento presencial ao público.

No dia 31 de dezembro, embora não seja feriado nacional, os bancos não irão abrir também. Já no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o funcionamento será das 9h às 11h, no horário de Brasília.

Os demais dias, como 26 de dezembro e 2 de janeiro, não alteram o horário de funcionamento dos bancos. Portanto, o último dia do ano com expediente normal será em 30 de dezembro.

Como fazer pagamentos no final do ano?

Com o horário de funcionamento dos bancos diferenciado no final do ano, é preciso se planejar para fazer seus pagamentos e compensações bancárias.

Nos dias em que as instituições financeiras estarão fechadas (25 de dezembro, 31 de dezembro e 1º de janeiro), não há efetivação de compensações bancárias ou atendimento presencial.

Contas de consumo, como água, energia ou telefone, com vencimento nesses dias, poderão ser pagas no dia útil seguinte, sem acréscimo de taxas ou juros.

Por outro lado, no caso de impostos e tributos que vençam no feriado, é preciso fazer o pagamento antecipado. Dessa maneira, conseguirá evitar a incidência de juros e multas.

De acordo com Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban:

“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”.

Afinal, os meios eletrônicos são uma alternativa prática e segura para que os clientes realizem pagamentos neste final de ano, quando os bancos estiverem com um horário diferente.

Além disso, você também pode fazer pagamentos através de Pix. Dessa maneira, seu dinheiro vai instantaneamente para a conta do destinatário e fica livre de encargos extras.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.