O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou alta de 0,87% em dezembro, após um avanço de 1,18% em novembro. Com esse resultado, o índice encerrou o ano de 2024 com a elevação acumulada de 6,86% nos últimos 12 meses.
Em comparação, em dezembro de 2023, o IGP-DI havia apresentado alta de 0,64% no mês, mas com queda acumulada de 3,28% no somatório anual.
O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) é um indicador econômico que monitorara o movimento dos preços e serve como termômetro de inflação no Brasil, tanto para o mercado interno quanto para comunidade internacional.
Calculado há mais de seis décadas pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IGP-DI mede a evolução dos preços de diversos produtos e serviços no Brasil.
O cálculo do IGP-DI é projetado para cobrir todo o processo produtivo. Isso inclui preços de matérias-primas agrícolas e industriais, preços de produtos intermediários até mesmo os de bens e serviços finais.
Nesse sentido, para chegar ao seu resultado mensal, o IGP-DI leva em conta as versões “DI” (Disponibilidade Interna)dos índices IPA, IPC e INCC, sendo que para cada é atribuído um peso específico no cálculo, em uma média aritmética ponderada, nas seguintes proporções:
Assim, a composição do IGP-DI, por convenção, busca representar a parcelas da despesa interna bruta, calculadas com base nas Contas Nacionais pelos pesos de cada índice componente.
O IGP-DI, além de ser um dos indicadores econômicos mais tradicionais do país, tanto no âmbito interno, quanto externo.
O índice também é usado como referência para correções de preços e valores contratuais e é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais de forma geral.