Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

INPC fecha 2024 em 4,77%. Veja o impacto nas aposentadorias

Com a publicação do INPC, os reajustes dos benefícios serão aplicados a partir de 1º de fevereiro de 2025

Artigo escrito por Lívia Monteiro em 10 de Janeiro de 2025

O INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, fechou o ano de 2024 com alta de 4,77%, tendo subido 0,48% no mês de dezembro. Calculado pelo IBGE, esse é o indicador usado para correção das aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Dessa forma, as aposentadorias com valores acima do mínimo terão correção de 4,77%, superando o aumento de 3,71% aplicado em 2023, mas ainda abaixo dos 7,5% do aumento do salário mínimo em 2025.

Já o teto da Previdência do INSS passará para R$ 8.157,41 neste ano. Os benefícios com o valor reajustado começam a ser pagos a partir de 1º de fevereiro.

O que é o INPC?

INPC é o índice que mede a variação de preços na cesta de consumo de famílias com renda mensal média entre 1 e 5 salários mínimos.

Esse é um dos principais indicadores para acompanhar a variação do custo de vida no Brasil, seja para mais (inflação), ou para menos (deflação).

As aplicações do INPC são diversas, sendo o índice usado como padrão para reajustes de aposentadorias e outros benefícios pelo INSS. Além disso, ele é utilizado no cálculo do salário mínimo, correções salariais em acordos trabalhistas, atualizações monetárias, entre outros.

VEJA TAMBÉM: Calculadora de Porcentagem Online


Escrito por Lívia Monteiro Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Últimas Notícias

.