Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

INSS suspende bloqueio de pagamentos por falta de prova de vida por seis meses; entenda

A medida vale desde 1º de janeiro de 2025 e pode ser prorrogada por mais seis meses

Artigo escrito por Lívia Monteiro em 20 de Janeiro de 2025

O bloqueio de pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por por falta de comprovação de vida foi suspenso por seis meses. A medida, publicada no Diário Oficial da União do dia 17 de janeiro, começa a contar a partir de 1º de janeiro de 2025, podendo ser prorrogada por mais seis meses.

A prova de vida é um procedimento anual e obrigatório, previsto na  Lei nº 8.212/1991. Porém, conforme explicações do próprio órgão, atualmente, o INSS faz o cruzamento de dados para checar a condição dos beneficiários.

Isso significa que, embora a prova de vida não tenha sido suspensa, o órgão encontrou novas formas de coletar os dados, sem que os beneficiários precisem, por ora, comparecer ao órgão.

INSS alerta contra golpes

Devido à repercussão da notícia e às fake news a respeito de assuntos relacionados ao INSS, a autarquia faz um alerta para golpes que circulam por e-mail e pelas redes sociais.

Em uma das modalidades mais comuns, os criminosos, disfarçados de servidores do INSS vão até a casa dos aposentados e pensionistas para fazer comprovação de vida e coletar documentos. Nesse momento, ao obter as informações necessárias, os golpistas desviam o dinheiro do beneficiário ou fazem dívidas em seu nome.

Vale ressaltar que o INSS reitera que não faz esse tipo de ação e orienta os beneficiários a não atenderem a esse tipo de visita ou a responderem questionários de redes sociais.

VEJA TAMBÉM: Empréstimo consignado INSS: crédito para aposentados e pensionistas


Escrito por Lívia Monteiro Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Últimas Notícias

.