O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que aposentados e pensionistas que sofreram com descontos ilegais nos benefícios de abril terão a devolução dos valores ilegais na folha de pagamento de maio.
Assim, o dinheiro será depositado diretamente na conta do beneficiário no respectivo dia de pagamento. As demais mensalidades associativas não autorizadas já foram descontinuadas.
O INSS também afirma que todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações em vigor já foram suspensos. Ou seja, os segurados não precisam pedir o cancelamento.
Entretanto, a devolução dos descontos ilegais da fraude no INSS que aconteceram antes de abril de 2025 ainda serão avaliados por grupo da Advocacia Geral da União (AGU).
Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram com a fraude do INSS em abril, terão a devolução dos descontos ilegais na próxima folha de pagamento, em maio.
Para saber se você caiu no golpe da mensalidade associativa, consulte o extrato do INSS:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Faça login com seu CPF e senha do Gov.br;
- Clique em “Extratos e comprovantes”;
- Toque em “Extrato de pagamento de benefício”;
- Depois, clique sobre o número do benefício;
- Ao aparecer o extrato, verifique os descontos de mensalidades associativas.
Desse modo, poderá ver todas as retiradas feitas na conta do beneficiário, tanto de mensalidades associativas como de crédito consignado. Sendo assim, verifique as transações.
O INSS alerta para que aposentados e pensionistas prejudicados fiquem atentos. Já há criminosos que abordam as pessoas com ofertas para agilizar a devolução dos descontos ilegais do INSS.
Portanto, o Ministério da Previdência Social orientou a não acessar links enviados por e-mail, aplicativos ou outros meios, informando sobre o “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”.
Compartilhe este conteúdo