Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

INSS fará revisão de mais de 800 mil aposentadorias por invalidez

Artigo escrito por Isabela Matsura em 07 de Janeiro de 2025

Em breve, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá fazer a revisão de 802 mil aposentadorias por invalidez ou, como é chamada agora, por incapacidade permanente.

De acordo com o INSS, o “pente-fino” deve acontecer ainda no primeiro semestre desse ano. Com isso, o Governo Federal busca alcançar uma economia de R$ 5,5 bilhões em benefícios previdenciários.

Para saber mais detalhes da revisão, continue lendo a seguir!

Aposentadorias por invalidez passarão por revisão do INSS

Com a revisão dos benefícios previdenciários, o Governo Federal busca economizar R$ 5,5 bilhões ao garantir que apenas indivíduos devidamente elegíveis recebam a aposentadoria por invalidez.

Por isso, o INSS fará um “pente-fino” nos beneficiários que não passam por perícia médica há mais de 24 meses. Dessa maneira, o instituto verá quem ainda deve receber o salário.

Afinal, os valores deixam de ser pagos quando o segurado recupera a capacidade de exercer atividade laborativa, volta ao trabalho ou em caso de óbito.

A convocação para revisão deve acontecer pelos canais oficiais da Previdência Social. Atualmente, eles são o aplicativo e site “Meu INSS” e pela central de atendimento 135.

Mas, beneficiários que completarem 60 anos, com idade a partir dos 55 anos e no mínimo 15 anos em benefício por incapacidade e segurados com HIV/AIDS, são isentos da obrigação da revisão.

Os demais, devem ser reavaliados pela perícia médica do INSS para comprovar que permanece incapacitado. Portanto, fique atento aos seus direitos e deveres!


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.