Em breve, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá fazer a revisão de 802 mil aposentadorias por invalidez ou, como é chamada agora, por incapacidade permanente.
De acordo com o INSS, o “pente-fino” deve acontecer ainda no primeiro semestre desse ano. Com isso, o Governo Federal busca alcançar uma economia de R$ 5,5 bilhões em benefícios previdenciários.
Para saber mais detalhes da revisão, continue lendo a seguir!
Com a revisão dos benefícios previdenciários, o Governo Federal busca economizar R$ 5,5 bilhões ao garantir que apenas indivíduos devidamente elegíveis recebam a aposentadoria por invalidez.
Por isso, o INSS fará um “pente-fino” nos beneficiários que não passam por perícia médica há mais de 24 meses. Dessa maneira, o instituto verá quem ainda deve receber o salário.
Afinal, os valores deixam de ser pagos quando o segurado recupera a capacidade de exercer atividade laborativa, volta ao trabalho ou em caso de óbito.
A convocação para revisão deve acontecer pelos canais oficiais da Previdência Social. Atualmente, eles são o aplicativo e site “Meu INSS” e pela central de atendimento 135.
Mas, beneficiários que completarem 60 anos, com idade a partir dos 55 anos e no mínimo 15 anos em benefício por incapacidade e segurados com HIV/AIDS, são isentos da obrigação da revisão.
Os demais, devem ser reavaliados pela perícia médica do INSS para comprovar que permanece incapacitado. Portanto, fique atento aos seus direitos e deveres!
Compartilhe este conteúdo