Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

INSS volta a exigir prova de vida em 2025 para receber seus benefícios – saiba como funciona

Artigo escrito por Isabela Matsura em 15 de Janeiro de 2025

Em 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta a exigir prova de vida para a manutenção de benefícios a partir de janeiro. Assim, poderá continuar recebendo o pagamento.

A obrigatoriedade retornou após expirar, em 31 de dezembro, a portaria do Ministério da Previdência Social (MPS) que previa a não suspensão ou bloqueio do beneficiário pela falta de comprovação.

Hoje, o INSS não está notificando ou bloqueando pagamentos de nenhum segurado, Mas, com a volta da prova de vida, os beneficiários devem se atentar aos prazos para garantir seus valores.

Portanto, continue lendo para descobrir como a prova de vida funciona!

Prova de vida do INSS: o que é e como funciona?

A prova de vida é um procedimento anual para comprar que a pessoa que recebe algum benefício de longa duração do INSS continua viva. Por exemplo, a aposentadoria.

Para isso, o INSS recebe dados de bases governamentais e instituições parceiras para a comprovação de vida dos beneficiários. Assim, criará uma base de dados sobre a pessoa.

Quando as interações do indivíduo com órgãos públicos e privados forem suficientes, o sistema considerará a prova de vida realizada. Dessa forma, garante a manutenção do benefício.

Todavia, se isso não acontece, o período de contagem para a comprovação é de dez meses após a data da última atualização do beneficiário ou prova de vida.

Como realizar a Prova de Vida do INSS em 2025?

Várias informações e documentos podem ser utilizados para realizar a prova de vida do INSS em 2025. Por exemplo, o acesso ao aplicativo Meu INSS. Além disso, a lista também inclui:

  • Acesso a aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • Empréstimo consignado, feito por reconhecimento biométrico;
  • Atendimento presencial em agências do INSS, entidades ou instituições parceiras por reconhecimento biométrico;
  • Perícia médica presencial ou por telemedicina no sistema público de saúde (SUS) ou na rede conveniada;
  • Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou de segurança pública;
  • Atualizações no CadÚnico;
  • Declaração de Imposto de Renda (IR), como titular ou dependente;
  • Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
  • Votação nas eleições;
  • Vacinação em dia;
  • Emissão ou renovação de Passaporte, Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS), alistamento militar, entre outros.

Para saber se sua prova de vida está feita, acesse o site ou app Meu INSS. Você também pode ligar para a Central de Atendimento telefônico 135 para verificar a data da última confirmação de vida.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.