Redução do IOF de compras internacionais em 2023: Confira os valores!
O imposto sobre compras internacionais sofreu redução no valor, buscando oferecer isenção até 2028. Assim, espera-se que o Brasil entre na OCDE.
Artigo escrito por Isabela Matsura em 02 de Janeiro de 2023
No 1º dia útil do ano, 2023 já foi marcado por uma redução dos valores do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de compras internacionais. Ou seja, feitas fora do Brasil e em sites do exterior.
Isso por conta de uma mudança imposta por um decreto publicado durante o governo Jair Bolsonaro datada em 28 de julho de 2022, que busca zerar a alíquota até 2028.
A medida atinge diretamente quem faz compras internacionais com cartão de crédito, diminuindo o valor final da compra, e também as tarifas de saques durante viagens para fora do Brasil.
Assim, espera-se que o investimento no Brasil aumente, beneficiando a economia do nosso país. Além disso, o IOF de empréstimos e seguros também serão zerados, mas com valores diferentes.
IOF de compras internacionais passa de 6,38% para 5,38% em 2023
O IOF sobre compras internacionais está 1% mais barato em comparação ao ano de 2022. Dessa maneira, ele caiu de 6,38% para 5,38% no dia 2 de janeiro de 2023.
Essa mudança é ocasionada por um decreto publicado durante o governo de Jair Bolsonaro em julho de 2022. Este, visa diminuir 1% da alíquota anualmente para ter a isenção do valor em 2028.
Dessa forma, os valores do IOF de compras internacionais para os próximos anos são:
- 5,38%: a partir de 2 de janeiro de 2023
- 4,38%: a partir de 2024
- 3,38%: a partir de 2025
- 2,38%: a partir de 2026
- 1,38%: a partir de 2027
- zero: a partir de 2028.
O primeiro IOF a ser zerado foi o de empréstimos feitos ao exterior pelo período de 180 dias. Ademais, todas as outras operações financeiras devem ter a isenção até 2029.
Entrada do Brasil na OCDE
A extinção do IOF de compras internacionais, e demais operações, é uma exigência da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento econômico (OCDE) para incluir países na entidade.
Essa discussão da inclusão do Brasil na organização se iniciou em 25 de janeiro de 2022, sendo uma das principais bandeiras levantadas por Paulo Guedes, o Ministro da Economia e ainda aguarda o aceite.
A OCDE tem 38 países como membros, reunindo 61% do PIB mundial enquanto avalia e recomenda práticas e políticas públicas. Visando promover prosperidade, igualdade, oportunidades e bem-estar.
Na prática, a adesão do Brasil à entidade beneficiará multinacionais brasileiras e estrangeiras, uma vez que facilitará as exportações e aumentaria a credibilidade do Brasil para investidores internacionais.
Além disso, devido ao aumento de credibilidade e confiança também será mais fácil fazer acordos com países bem desenvolvidos e captar recursos com juros menores.
Os demais brasileiros também sairão ganhando, uma vez que um país com selo OCDE deve ter melhores práticas de governança, de gestão pública, democracia e instituições sólidas e boa economia.
Cartão de crédito internacional
Com a diminuição do IOF de compras internacionais, o uso de um cartão de crédito internacional torna-se ainda mais vantajoso. Por isso, confira a seguir os melhores cartões para uso no exterior:
Clientes membros do Clube LATAM Pass acumulam 70% de pontos extras a cada dólar gasto em compras.
Acumule até 2,6 pontos a cada dólar gasto com o serviço de Acelerador de Pontos.
*Validade dos pontos de 24 meses.
– Faturas até R$ 3 mil, ganhe 0.5% de Cashback
– Faturas acima de R$ 3 mil, ganhe 1% de Cashback
Estes são alguns dos melhores cartões de crédito para uso no exterior e compras internacionais, pessoalmente ou em sites e e-commerces estrangeiros.
Para saber qual é o melhor cartão de crédito para você, é preciso analisar as principais características das opções disponíveis. Sendo assim, conte com a ajuda do nosso Comparador de Cartão de Crédito:
Em seguida, se escolher um dos cartões que apresentamos neste conteúdo basta clicar em “PEÇA AGORA” para fazer o seu cartão de crédito. Até a próxima!
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo
Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.