O iti, banco digital do Itaú, acaba de lançar uma conta digital para menores de 18 anos e que assim como as dos adultos, têm rendimento automático diário de 100% do CDI.
Um outro benefício para a conta especial para crianças e adolescentes, é que a conta também oferece isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Para o banco, esta é uma forma didática de mostrar a operação e tornar atraente para os jovens, que estão iniciando a vida financeira, como aumentar o dinheiro guardado na conta.
Diferentes de outras contas anunciadas recentemente, que permitem abertura a partir de 12 anos, o iti permite que apenas os maiores de 14 anos tenham acesso aos serviços bancários, que são cartão da conta, saque e Pix.
Veja também: Qual banco digital abrir conta para menor de 18 anos? Conheça as opções!
Educação financeira e contas para menores
Não é novidade que há algum tempo os bancos têm observado e implementado ações para atender o público com menos de 18 anos. Mas é preciso cautela e acompanhamento dos responsáveis.
É preciso que junto com a conta e disponibilidade de cartões, haja conscientização do uso do dinheiro. Falar sobre educação financeira, controle de gastos e formas de gestão do dinheiro tornarão o jovem um adulto com controle de suas finanças.
Facilitar o acesso ao dinheiro e a uma conta sem acompanhamento pode tornar esses jovens em adultos endividados, por isso antes de abrir uma conta para um menor de 18 anos, prepare-os para consumo consciente.
Há cada vez mais bancos oferecendo contas para crianças e adolescentes, desta forma eles conseguem conquistar e fidelizar seus clientes cada vez mais cedo, mas pode haver riscos se feito sem acompanhamento.
Como solicitar uma conta digital para menores de 18 anos do iti
A conta para jovens do iti oferece um cartão de débito físico e virtual, com algumas diferenciações da conta tradicional, para evitar o endividamento, como por exemplo, não há cartão de crédito.
Também disponibilizam a função “Metas”, para que os jovens clientes atinjam determinados objetivos, como por exemplo, juntar a mesada para comprar um jogo de videogame, entre outros.
Dessa forma, conseguem determinar objetivos diferentes de reserva de dinheiro para cada produto em “caixinhas” diferentes.
Em uma primeira etapa, a abertura é feita de modo totalmente digital e gratuito, e segundo o banco, leva menos de quatro minutos.
Segundo João Araújo, diretor do iti, muitos menores de idade possuem alguma fonte de renda e têm necessidades de consumo, como os serviços de streaming de conteúdo e de games, além das transações tradicionais, a conta vem para ajudar nesta transação.
“Então, seja com dinheiro próprio ou com a ajuda financeira dos pais ou responsáveis, queremos proporcionar a possibilidade de os jovens aprenderem desde cedo a fazer a gestão de seus gastos”, reforça.
Liberação sem campo específico
Não há informações sobre a abertura da conta ser realizada primeiro por um responsável para depois ser efetivada a liberação para o menor de idade indicado.
No site não há campo de abertura para essa modalidade, encontramos apenas a seguinte explicação: “Ainda estamos testando e liberando a criação da conta aos poucos para os novos clientes com idade a partir de 14 anos”.
Indicamos aos interessados que preencham a proposta no campo abaixo e aguardem a análise.
LEIA TAMBÉM: Conta Digital para Menores de 18 anos – Entenda como funciona!