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Jovens são os mais interessados em renegociar dívidas no Brasil

Maior interesse em educação financeira e reconquista do trabalho são indicadores deste levantamento.

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 23 de Novembro de 2022

Em meio a um cenário onde 68.390 milhões de pessoas estão endividadas entre todas as idades, os mais jovens, entre 18 e 25 anos, são os mais bucam ajuda para renegociar dívidas no Brasil.

Ainda que sejam a menor parte deste total, o que representa 12,6% ou 8,61 milhões. Gera preocupação o aumento desta fatia ocorrida no último.

Pois são eles proporcionaram o aumento mais significativo entre os inadimplentes, porém com uma vantagem, também são os que mais buscam formas de sair das dívidas.

Jovens são mais de 50% do público que saem das dívidas e buscam educação financeira

Em um levantamento da Serasa, realizado entre setembro de 2021 e setembro deste ano, o número de consumidores entre 18 e 25 anos de idade que saíram da inadimplência cresceu 54,62%.

Enquanto que no mesmo período, os inadimplentes na faixa etária entre 26 e 30 anos, que renegociaram pendências aumentaram 16,64%.

Nas idades entre 31 e 40 anos, o progresso foi ainda menor, de apenas 9,18%, um cenário atípico se comparado ao histórico.

Causas para o aumento da inadimplência entre os jovens

Reflexo ainda do período pandêmico, os jovens foram os primeiros a serem afetados na onde de demissões que ocorreram no país.

Fazendo com que todas as faixas etárias crescessem cerca de 9,93%, porém, entre os jovens com até 25 anos ficasse acima, em 15,71%, aponta o levantamento.

Confira a inadimplência por faixa etária

Enquanto entre os mais jovens, 15,71% tornaram-se inadimplentes, as outras faixas etárias também tiveram aumento, porém em menor proporção. Confira!

Faixa etáriaPercentual
De 26 a 40 anos9%
De 41 a 60 anos8,61%
Acima de 60 11,34%
Tabela de inadimplência entre as faixas etárias no Brasil, segundo levantamento da Serasa.

Retomada do poder econômico e renegociação de dívidas entre os jovens

Segundo Fernando Gambaro, coordenador de pesquisa da Serasa e responsável pelo levantamento feito entre setembro de 2021 e setembro deste ano, atribui a recuperação do emprego ao crescimento da renegociação de dívidas entre os jovens.

Outro fator que facilita e oferece condições para negociar as dívidas com mais agilidade são as plataformas digitais, segundo Gambaro, elas contribuíram diretamente neste crescimento da recuperação de crédito entre os jovens.

“99% das renegociações de dívidas em atraso dos mais jovens aconteceram pelos canais digitais.”, comenta Gambaro.

Influenciadores digitais e o papel social na educação financeira

Gerenciadores financeiros como os da Mobills são relevantes quando o assunto é planejamento financeiro e aprender a educar-se financeiramente.

Não basta ter fácil acesso aos canais digitais para facilitar o pagamento ou até mesmo a renegociação das dívidas, é importante que a pessoa entenda sua vida econômica e controle seus gastos.

Gambaro, da Serasa, comenta sobre a importância do avanço da educação financeira, disseminada por influenciadores digitais e o quanto ela tem levado os mais jovens a renegociar dívidas em atraso.

“Os influenciadores digitais estão quebrando esse tabu que havia antigamente em se falar sobre dinheiro e eles estão dando mais consciência aos jovens sobre a importância de manter as finanças pessoais organizadas”, argumenta.

Cartão de crédito é o vilão entre os jovens inadimplentes

Que os cartões de crédito ajudam, ninguém tem dúvida, mas sem consciência do seu uso, ele pode passar a grande vilão das contas e ser o grande responsável pela inadimplência.

As estatísticas apontam que entre os mais jovens a dívida com o cartão de crédito está em 36%, seguida pelas financeiras (19%) e lojas de varejo (16,4%), segundo dados da Serasa.

Entre os motivos está a renda que é uma das mais baixas e não tendo entendimento de educação financeira, os jovens não se planejam para o uso do cartão de crédito.

Atualmente os jovens inadimplentes, que são 52,7% da fatia, têm renda de R$1 mil a R$2 mil e 31,3% entre R$500 e R$1 mil.

As mulheres são mais da metade deste número, sendo 51,4% e portanto, as mais prejudicadas.

Gerenciador financeiro da Mobills ajuda no controle de gastos do cartão de crédito

O gerenciador financeiro da Mobills é ideal para ajudar você que está nesta condição de descontrole dos gastos e pode entrar no grupo dos endividados por essa razão.

Você não vai precisar mais ter diversas tabelas e anotações para tentar manter o controle da sua vida financeira, o aplicativo da Mobills oferece soluções fáceis de entender em um único lugar e cabendo na palma da sua mão.

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Com o app Mobills você terá o controle financeiro pessoal individual ou familiar da seguinte forma:

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  • Criando contas, facilitando a visualização do seu saldo geral;
  • Cadastrando receitas e despesas;
  • Criando objetivos que vão te guiar na conquista dos seus sonhos;
  • Definindo planos financeiros e alertas de despesas para fechar o mês com o saldo positivo;
  • Gerenciando seus cartões de crédito;
  • Analisar relatórios e gráficos personalizados que vão te ajudar a entender como otimizar a sua renda.

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Com ele você terá o total controle e organização das suas receitas, despesas e metas através da criação de categorias e subcategorias.

Para facilitar, as categorias são ilustradas de maneira fácil, intuitiva e permite identificar seus gastos e receitas para direcionar de forma estratégica seu dinheiro.

Com isso, fica fácil entender aquilo que merece atenção e precisa de mudança de comportamento para sair das dívidas ou até mesmo nem entrar nelas.

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LEIA TAMBÉM: Como utilizar o aplicativo de controle financeiro Mobills? Veja o passo a passo!


Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

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