Juros rotativos do cartão de crédito voltam a subir em novembro de 2024, alcançando 445,8% ao ano, segundo o Banco Central que divulgou dados da taxa em dezembro.
Além disso, as taxas para parcelamento no cartão de crédito também registraram aumento, saindo de 180,0% para 183% ao ano.
Dessa forma, ao considerar os juros do cartão de crédito (rotativo e parcelado) a taxa foi de 82,2% para 83,2% no último mês.
O crédito rotativo é uma modalidade contratada de forma automática pelo cliente que não paga o valor total da fatura do cartão, mas paga um valor acima do mínimo estabelecido no documento.
Só é possível usar o rotativo uma vez a cada 30 dias. Portanto, se o cliente está no rotativo em um mês não poderá permanecer no mês seguinte, podendo buscar outras formas de regularizar o pagamento.
Em janeiro de 2024 entrou em vigor a Lei 14.690 que estabelece um limite máximo para os juros cobrados no rotativo do cartão de crédito que não deve ultrapassar 100% do valor da dívida. Tal medida faz parte das novas regras do cartão de crédito criadas este ano.
Isso significa que o aumento do juro rotativo do cartão de crédito levantado pelo Bacen sugere que as instituições financeiras não estão cumprindo a lei?
Não. Na verdade, o registro levantado é apenas estatístico. O BC apura um juro mensal com valor acima do que é definido pelas instituições financeiras, mas nem sempre ele é alcançado. Geralmente, os cidadãos ficam em dívida no cartão de crédito por apenas alguns dias ou semanas.
Assim, o levantamento dessas taxas anuais serve como referência para expor o aumento ou diminuição dos juros do cartão de crédito. Além disso, ela contribui para a formulação das taxas aplicadas neste sistema em geral.
LEIA TAMBÉM: Reclamação de cartão de crédito no Banco Central: saiba como fazer