Mercado Pago cria estratégia para ser reconhecido como banco digital
Com um investimento alto em marketing, o Mercado Pago quer conquistar o mercado brasileiro de bancos digitais.
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 31 de Agosto de 2022
O Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, está empenhado em mudar a visão de mercado de empresa de meio de pagamento para tornar-se um banco digital aos olhos do público.
A mudança de página deve ocorrer a partir de setembro, quando uma nova campanha da Meli sobre o Mercado Pago deve ser lançada, comunicando as alterações previstas para a fintech.
Segundo Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing para América Latina, a receita para coordenar essa virada aos olhos do consumidor envolve um caminhão de investimentos em publicidade.
Ainda cercada de muitos segredos, acredita-se que as campanhas envolvam vídeos com foco em reforçar que o Mercado Pago oferece soluções completas para atender a todos que precisam de um banco.
Para Ferraz, a ideia é tornar as narrativas fáceis de entender e como a explicação do conceito de CDB, rendimento de conta e principalmente crédito.
“Neste último, por exemplo, será relacionado o uso da ferramenta de empréstimo para comprar uma blusinha e fazer um look nas redes sociais”, complementa.
Em entrevista ao EXAME IN, a executiva não apresenta nenhum número para parâmetro, mas se limita em afirmar que os planos não incluem desacelerar o ritmo visto até aqui.
“A fintech do Mercado Livre é um termo que muita gente não entende, não conhece. Essa foi a forma que encontramos de trazer transparência ao que fazemos e de contar essa história para o maior número possível de pessoas”.
Ferraz acredita que a ação será algo que certamente atenderá ao objetivo da empresa, que é de crescer de forma acelerada nos próximos anos.
Clientes atuais são os principais testadores da nova tecnologia e serviços prestados
O Mercado pago acredita que tem uma base sólida de testadores e sua carteira de clientes é a melhor maneira de validar os serviços prestados.
Segundo Túlio Oliveira, vice-presidente do Mercado Livre e líder do Mercado Pago no Brasil, o grande diferencial para que o Mercado Pago se torne um banco digital de sucesso é o próprio DNA da empresa.
Para Oliveira, a tecnologia dá suporte para testar e errar hipóteses de forma acelerada, principalmente porque a atual plataforma da empresa controla milhões de clientes e muita informação.
“Conseguimos tratar essas informações e identificar perfis de risco e de comportamento de compra, que muitos dos nossos concorrentes não têm. Além disso, o Open Finance nos dá segurança para aperfeiçoarmos cada vez mais esses modelos”, disse o executivo.
O executivo ainda ressalta que esse potencial combinado entre Mercado Livre e Mercado Pago, faz ser enfático o plano de a vertical financeira seguir um caminho junto ao da empresa-mãe. “Somos mais fortes juntos”.
Números e previsões do Mercado Pago
As expectativas são de que o Mercado Pago possa ficar maior do que o próprio Meli ao longo do tempo, as estimativas de analistas apontam que um terço do valor da empresa de e-commerce, já provém da empresa de pagamentos.
No segundo trimestre, a receita líquida total do Meli foi de US$ 2,6 bilhões e, desse total, US$ 1,45 bilhão veio do Brasil, ou seja, 56%. No Brasil, quase metade (48%) da receita vem da vertical financeira, de acordo com Ferraz.
A campanha publicitária no Brasil terá o foco em mostrar os produtos e de garantir que o Mercado Pago tem tudo que um banco digital precisa. Com isso, o objetivo é conquistar clientes com muito foco e parcimônia, segundo Ferraz.
Os resultados do segundo trimestre do Mercado Livre deram dimensão da segurança dessa avenida de crescimento aos acionistas. A carteira de crédito, de US$ 2,7 bilhões, está 230% maior na comparação anual, impulsionada principalmente pelo crédito à pessoa física.
No segundo trimestre de 2021, passou de US$ 427 milhões para US$ 1,4 bilhão em 2022 e a empresa conta com 38 milhões de usuários únicos na plataforma, um aumento de 26,3% ante o ano anterior.
A companhia destaca no relatório, diante de tamanho crescimento, que o modelo de crédito é altamente automatizado e que a empresa oferece crédito a 10 milhões de usuários com uma exposição média de US$ 150 por pessoa.
Além disso, os empréstimos são de curta duração, o que permite ajustes igualmente rápidos.
Produtos disponíveis para clientes do Meli no Mercado Pago
Desde 2019 a empresa vem implementando serviços de crédito para pessoa física e jurídica dentro de sua carteira de clientes e desenvolveu uma série de produtos em sua plataforma, especialmente nos últimos dois anos tais como:
- Empréstimo digital,
- Seguros,
- Benefícios corporativos
- Recentemente, criptoativos.
Ferraz conta que nos últimos 24 meses, foram mais de 40 disponibilizados ao mercado e só neste ano foram nove.
Ela ainda ressalta que a instituição possui um portfólio completo, robusto, e que consegue atender a todas as necessidades de qualquer cliente que precise e uma relação com uma instituição financeira.
As inovações mais recentes liberadas ao mercado, incluem a Mercado Coin, cripto própria da empresa desenvolvida em parceria com a Ripio, além de um seguro para acidentes pessoais que custa entre R$ 12,19 e R$ 46,35, e CDBs que rendem 150% do CDI.
Acompanhando a tendência, o Mercado Pago não aumentou o percentual de rentabilidade da conta, mas também não deixou a liquidez diária de lado.
Conta 100% Digital com rendimento de CDI que rende mais que a poupança
A conta digital do Mercado Pago é uma opção interessante para quem busca agilidade e praticidade no dia a dia. Além de 100% digital, a conta oferece diversos serviços gratuitos e cartão de crédito sem anuidade.
Para ter uma conta digital Mercado Pago basta preencher a proposta clicando no botão “Abra Sua Conta” e aguardar a resposta no email cadastrado.
Banco Digital Mercado Pago
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Benefícios da conta
- Rende mais que a poupança: todos os dias, seu dinheiro rende 100% do CDI de forma automática e pode ser utilizado a qualquer momento;
- Depósito sem burocracia: coloque seu dinheiro na Conta Digital Mercado PAgo via PIX, TED, Boleto e em lotéricas;
- Cartão de Crédito Mercado Pago Sem Anuidade: cartão físico e virtual, com bandeira Visa e pagamento por aproximação;
- Mercado Crédito: Pague parcelado no boleto;
- Empréstimo pessoal: dinheiro na hora na sua conta para usar como precisar.
- Maquininhas Point: sem aluguel nem taxa de adesão, receba pagamentos de onde estiver.
- Outros serviços: pagamento de contas, recarga de celular, carteira digital, etc.
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Como abrir a sua conta
1. Clique em ¨Abra sua Conta¨;
2. Baixe o app Mercado Pago, disponível para Android e iOS;
3. Preencha seus dados;
4. Tenha em mãos um documento com foto (RG, CNH, etc.) e prepare-se para a Selfie;
Pronto! Agora é só aguardar a confirmação que chegará em seu e-mail. -
Mais informações sobre o Mercado Pago
O Mercado Pago é uma Instituição de Pagamento do Mercado Livre, autorizada pelo Banco Central do Brasil e em atividade em todo o território nacional e países da América Latina.
Criado em 2004, o Mercado Pago está presente em países, como: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Uruguai, Peru e Venezuela.
Atualmente, a empresa já possui milhões de clientes que aproveitam as soluções práticas e seguras para gerenciar seu dinheiro.
Além disso, o Mercado Pago, junto com o Mercado Livre, também possuem todo o suporte e tecnologia para a indústria de vendas online. Assim, eles facilitam todo o processo de quem deseja vender na internet.
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Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
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