Mercado Pago cria estratégia para ser reconhecido como banco digital

Com um investimento alto em marketing, o Mercado Pago quer conquistar o mercado brasileiro de bancos digitais.

Artigo escrito por Fabiana Camilo
em 31 de Agosto de 2022 6 min de leitura

O Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, está empenhado em mudar a visão de mercado de empresa de meio de pagamento para tornar-se um banco digital aos olhos do público.

A mudança de página deve ocorrer a partir de setembro, quando uma nova campanha da Meli sobre o Mercado Pago deve ser lançada, comunicando as alterações previstas para a fintech.

Segundo Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing para América Latina, a receita para coordenar essa virada aos olhos do consumidor envolve um caminhão de investimentos em publicidade.

Ainda cercada de muitos segredos, acredita-se que as campanhas envolvam vídeos com foco em reforçar que o Mercado Pago oferece soluções completas para atender a todos que precisam de um banco.

Para Ferraz, a ideia é tornar as narrativas fáceis de entender e como a explicação do conceito de CDB, rendimento de conta e principalmente crédito.

“Neste último, por exemplo, será relacionado o uso da ferramenta de empréstimo para comprar uma blusinha e fazer um look nas redes sociais”, complementa.

Em entrevista ao EXAME IN, a executiva não apresenta nenhum número para parâmetro, mas se limita em afirmar que os planos não incluem desacelerar o ritmo visto até aqui.

“A fintech do Mercado Livre é um termo que muita gente não entende, não conhece. Essa foi a forma que encontramos de trazer transparência ao que fazemos e de contar essa história para o maior número possível de pessoas”.

Ferraz acredita que a ação será algo que certamente atenderá ao objetivo da empresa, que é de crescer de forma acelerada nos próximos anos.

Clientes atuais são os principais testadores da nova tecnologia e serviços prestados

O Mercado pago acredita que tem uma base sólida de testadores e sua carteira de clientes é a melhor maneira de validar os serviços prestados.

Segundo Túlio Oliveira, vice-presidente do Mercado Livre e líder do Mercado Pago no Brasil, o grande diferencial para que o Mercado Pago se torne um banco digital de sucesso é o próprio DNA da empresa.

Para Oliveira, a tecnologia dá suporte para testar e errar hipóteses de forma acelerada, principalmente porque a atual plataforma da empresa controla milhões de clientes e muita informação.

“Conseguimos tratar essas informações e identificar perfis de risco e de comportamento de compra, que muitos dos nossos concorrentes não têm. Além disso, o Open Finance nos dá segurança para aperfeiçoarmos cada vez mais esses modelos”, disse o executivo.

O executivo ainda ressalta que esse potencial combinado entre Mercado Livre e Mercado Pago, faz ser enfático o plano de a vertical financeira seguir um caminho junto ao da empresa-mãe. “Somos mais fortes juntos”.

Números e previsões do Mercado Pago

As expectativas são de que o Mercado Pago possa ficar maior do que o próprio Meli ao longo do tempo, as estimativas de analistas apontam que um terço do valor da empresa de e-commerce, já provém da empresa de pagamentos.

No segundo trimestre, a receita líquida total do Meli foi de US$ 2,6 bilhões e, desse total, US$ 1,45 bilhão veio do Brasil, ou seja, 56%. No Brasil, quase metade (48%) da receita vem da vertical financeira, de acordo com Ferraz.

A campanha publicitária no Brasil terá o foco em mostrar os produtos e de garantir que o Mercado Pago tem tudo que um banco digital precisa. Com isso, o objetivo é conquistar clientes com muito foco e parcimônia, segundo Ferraz.

Os resultados do segundo trimestre do Mercado Livre deram dimensão da segurança dessa avenida de crescimento aos acionistas. A carteira de crédito, de US$ 2,7 bilhões, está 230% maior na comparação anual, impulsionada principalmente pelo crédito à pessoa física.

No segundo trimestre de 2021, passou de US$ 427 milhões para US$ 1,4 bilhão em 2022 e a empresa conta com 38 milhões de usuários únicos na plataforma, um aumento de 26,3% ante o ano anterior.

A companhia destaca no relatório, diante de tamanho crescimento, que o modelo de crédito é altamente automatizado e que a empresa oferece crédito a 10 milhões de usuários com uma exposição média de US$ 150 por pessoa.

Além disso, os empréstimos são de curta duração, o que permite ajustes igualmente rápidos.

Produtos disponíveis para clientes do Meli no Mercado Pago

Desde 2019 a empresa vem implementando serviços de crédito para pessoa física e jurídica dentro de sua carteira de clientes e desenvolveu uma série de produtos em sua plataforma, especialmente nos últimos dois anos tais como:

  • Empréstimo digital,
  • Seguros,
  • Benefícios corporativos
  • Recentemente, criptoativos.

Ferraz conta que nos últimos 24 meses, foram mais de 40 disponibilizados ao mercado e só neste ano foram nove.

Ela ainda ressalta que a instituição possui um portfólio completo, robusto, e que consegue atender a todas as necessidades de qualquer cliente que precise e uma relação com uma instituição financeira.

As inovações mais recentes liberadas ao mercado, incluem a Mercado Coin, cripto própria da empresa desenvolvida em parceria com a Ripio, além de um seguro para acidentes pessoais que custa entre R$ 12,19 e R$ 46,35, e CDBs que rendem 150% do CDI.

Acompanhando a tendência, o Mercado Pago não aumentou o percentual de rentabilidade da conta, mas também não deixou a liquidez diária de lado.

Conta 100% Digital com rendimento de CDI que rende mais que a poupança

A conta digital do Mercado Pago é uma opção interessante para quem busca agilidade e praticidade no dia a dia. Além de 100% digital, a conta oferece diversos serviços gratuitos e cartão de crédito sem anuidade.

Para ter uma conta digital Mercado Pago basta preencher a proposta clicando no botão “Abra Sua Conta” e aguardar a resposta no email cadastrado.

Banco Digital Mercado Pago
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Tarifas Conta Grátis
Saque Grátis, via Pix Saque: use o celular para escanear o QR Code nas lotéricas ou estabelecimentos parceiros. R$ 5,90 por saque, via Banco24Horas.
Rendimento da Conta 100% do CDI: Mais que a poupança.
Produtos Cartão de crédito/débito sem anuidade; Mercado Crédito; Empréstimo Pessoal; Maquininhas.
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Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

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