O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão aumentar o prazo máximo para pagamentos das parcelas do crédito consignado.
Assim, aposentados do INSS e quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão mais margem para solicitar o crédito e poderão renovar seus empréstimos. Saiba mais!
Atualmente, o número máximo de parcelas é 84. Mas, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, anunciou que a quantidade máxima de parcelas passará a ser de 96.
Ou seja, o prazo máximo para pagamento do crédito consignado aumentou em 1 ano, uma vez que 96 parcelas corresponde a 8 anos. De acordo com Lupi, a medida ajuda os beneficiários:
“A gente está facilitando a vida do cidadão diminuindo o valor das parcelas. Nosso desejo com a prorrogação é que as pessoas possam terminar de pagar suas dívidas sem precisar ficar renovando empréstimos”
Segundo o ministro, várias simulações foram feitas para adoção dessa nova medida. Desse modo, percebeu-se que a proposta é favorável ao tomador de crédito e ao sistema financeiro.
Afinal, o porcentual de inadimplência é próximo de 0%. No entanto, ainda ficará mantido o limite de 35% do empréstimo consignado em folha de pagamento.
Além disso, Lupi rejeitou o argumento de que a novidade favorece o endividamento, pois cerca de 90% do total dos beneficiários do consignado chegam no final do prazo captando outro empréstimo.
O aumento do prazo do consignado oferece uma chance maior dos benefícios não ficarem se reprogramando para os pagamentos, uma vez que as parcelas ficam mais baratas.
Dessa maneira, não é preciso ficar renovando empréstimos.
Compartilhe este conteúdo