O que muda no pagamento do INSS quando o titular completa 18 anos?
A atualização do representante legal pode ser feita online ou pelo telefone 135
Artigo escrito por Lívia Monteiro
em 23 de Janeiro de 2025
Crianças e adolescentes podem, em situações especiais, receber benefícios do INSS por meio de seus representantes legais, mesmo sem terem contribuído ao longo da vida.
No entanto, ao completar 18 anos e se tornar civilmente capaz, é hora de começar a receber o benefício em nome próprio. Para isso, é necessário solicitar a exclusão do representante por meio do serviço “Atualizar Procurador e Representante Legal”.
A solicitação para excluir o representante legal e receber o benefício de forma direta pode ser feita pelo site, aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Não há necessidade de comparecer a uma agência do INSS.
Após a mudança, o titular do benefício passa a receber os pagamentos em uma conta benefício, no banco informado no momento da solicitação ou em sua conta corrente no banco de sua preferência, desde que solicite o cadastro na própria instituição bancária.
Como solicitar a exclusão do representante legal no INSS?
Para começar a receber os benefícios do INSS de forma direta ao completar 18 anos de idade, é necessário atualizar do procurador ou representante legal e solicitar a sua exclusão. Veja os passos a seguir:
Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.