Com a popularidade do Pix, várias mudanças acontecem para garantir uma experiência cada vez melhor dos usuários ao utilizarem o meio de pagamento instantâneo.
No início de fevereiro, por exemplo, o Banco Central (BC) anunciou mais um passo na modernização do sistema bancário do Brasil. Afinal, agora boletos virão com um QR Code para Pix.
Entretanto, esta não é a única mudança para 2025. Para descobrir mais detalhes sobre essa funcionalidade e outras novidades para este ano, continue lendo o conteúdo a seguir!
Em 2025, o Banco Central (BC) planeja muitas mudanças e novos instrumentos para tornar o Pix uma ferramenta de pagamento ainda mais prática, rápida, segura e versátil.
Para este ano, as novidades da modalidade, que já aconteceram ou estão previstas, incluem:
Embora algumas instituições financeiras já ofereçam boletos com QR Code Pix, agora a regulamentação vai padronizar a prática, estabelecendo responsabilidades para os envolvimentos.
Assim, a mudança espera que essa modalidade seja cada vez mais utilizada, devido à popularidade do Pix. Além disso, a movimentação vai se tornar ainda mais segura.
Com o Pix por aproximação, o usuário pode fazer pagamentos ainda mais rápido. Assim, basta aproximar na maquininha seu cartão, dispositivo celular ou smartwatches no qual esteja vinculado.
O BC começou a implementar essa modalidade no final de 2024. No entanto, a ferramenta estava disponível apenas pelo Google Pay para clientes C6 Bank, PicPay e Itaú Unibanco. Mas, o lançamento do Pix por aproximação para todo o mercado deve acontecer ainda neste mês!
Também chamado de “Pix Recorrente”, essa modalidade permite programar e agendar pagamentos que são recorrentes. Por exemplo, mensalidades, conta de luz, academia, condomínio, entre outros.
Assim, o usuário tem mais facilidade e não precisa se preocupar em esquecer de fazer o pagamento. Para isso, o pagador deve permitir que o cobrador envie os valores periodicamente.
O lançamento desta mudança no Pix está previsto para 16 de junho. No entanto, alguns bancos já estão se adiantando e aplicando a modalidade para testá-la antes de lançar oficialmente.
Além dessas mudanças, o Banco Central ainda trabalha várias outras novidades para otimizar o Pix e modernizar o sistema bancário, que vão demorar um pouco mais. Elas são:
Portanto, há ainda mudanças para acontecer com o objetivo de dinamizar o Pix e tornar a modalidade cada vez mais prática, fácil e ampla.