Novidade Enem 2022: Cartão de crédito e Pix já podem ser usados para pagamento da inscrição
Para facilicar o acesso dos candidatos ao Enem, Mec anuncia o uso de cartão de crédito e Pix como forma de pagamento em 2022.
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 06 de Maio de 2022
Pela primeira vez na história do Enem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os interessados em participar poderão realizar o pagamento da taxa de inscrição através de cartão de crédito e PIX.
A novidade foi anunciada nesta quinta-feira, 5 de maio, pelo ministro da educação, Victor Godoy, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, por meio dos canais de comunicação oficiais do governo.
A medida será formalizada por meio de retificações dos editais do exame, que serão publicadas no Diário Oficial da União de hoje, sexta-feira, 6 de maio, e a ação tem por objetivo contemplar um maior número de participantes do Enem.
Período de inscrição do Enem 2022
A Inscrição do Enem 2022 começa a partir da próxima terça-feira, 10 de maio, e vai até dia 21 deste mês. Podendo ser realizada através da página do participante https://enem.inep.gov.br/participante. O valor da inscrição continua sendo de R$ 85, o mesmo valor dos anos anteriores, para versão impressa ou digital.
Até quando pode efetuar a inscrição do Enem 2022?
Para não perder o prazo de pagamento e confirmação de inscrição no Enem 2022, fique atento às datas, pois o período de pagamento se encerra em 27 de maio. Aqueles que realizarem o pagamento dentro do prazo recebem uma confirmação que garante a inscrição.
Conheça bancos digitais que oferecem Pix e cartões de crédito para jovens universitários
Ter uma conta e acesso a cartões de crédito pode parecer difícil, principalmente para jovens que estão iniciando a vida adulta e muitas vezes ainda estão buscando o primeiro emprego. Mas existem bancos digitais que oferecem contas universitárias com cartões de crédito especialmente para este perfil de cliente. Confira!
Cartão de crédito Inter Mastercard
Muito indicado para universitários, o cartão de crédito Inter pertence a um banco 100% digital. Além disso, esse cartão é livre de anuidade para sempre e ainda oferece cashback de até 0.25% do valor da fatura!
É preciso ter o Débito Automático de fatura ativo para acumular pontos.
Troque pontos por: milhas, desconto na fatura do cartão, cashback extra em compras no Inter Shop ou investimentos.
Cartão CAIXA Universitário Internacional
O cartão Caixa Universitário Internacional é uma boa opção para quem tem interesse em fazer solicitar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e juntar pontuar no Programa CAIXA. Com os pontos adquiridos, o universitário consegue descontos na fatura do cartão ou transferi-los para um programa de milhas aéreas.
As compras realizadas no Brasil e no exterior acumulam pontos automaticamente, que poderão ser resgatados e utilizados nos Programas: Tudo Azul, Smiles, LATAM Pass, TAP Miles&Go e Dotz.
Will Bank cartão para universitário
Pertencente ao banco digital, Will Bank, o cartão internacional é 100% livre de anuidade, com aprovação facilitada e aplicativo prático para gerenciar suas despesas.
VEJA TAMBÉM Como financiar sua faculdade: Tipos e funcionamento
Documentos digitais serão aceitos no Enem 2022
Entre as novidades anunciadas pelo Inep, além do pagamento da inscrição com Pix e cartão de crédito, também está a oficialização do uso de documentos digitais de identificação nos locais de prova.
Saiba que apesar de ser permitido, só serão aceitos os documentos digitais apresentados em seus aplicativos originais, foto de documento ou captura de tela “print” não serão válidos.
Veja quais aplicativos de documentos digitais podem ser apresentados no Enem 2022:
- e-Título,
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e
- RG Digital.
Assim que confirmada a identificação do aluno, o smartphone será desligado e guardado como nos demais anos.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão