O que é Open Finance e para que serve?
Compartilhar seus dados bancários pode ajudar os bancos a criarem produtos personalizados para o seu perfil de consumo. Veja como!
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 21 de Setembro de 2022
Falar em transferência de dados é um tema sensível, principalmente quando esses dados são valores e transações bancárias. Não é mesmo? E é justamente isso que o Open Finance faz, porém com muita segurança.
O Nubank acaba de anunciar que entrou para o grupo de bancos e instituições financeiras que fazem parte do Open Finance e esclarece a importância de fazer o compartilhamento padronizado.
Mas antes de avançar, saiba que qualquer transferência de informações do seu banco precisa ser autorizada por você e esse consentimento permite que seus dados e serviços façam parte de um ecossistema de instituições autorizadas pelo Banco Central (BC).
O Open Finance permite um ciclo de inovação que possibilita a oferta de melhores serviços e produtos financeiros aos clientes não só apenas pelos bancos, como acontecia com o Open Banking, mas também outras instituições.
Segundo relatório semestral divulgado pela Estrutura Inicial de Governança do Banco Central, o número de conjunto de protocolos para integração de softwares, teve um salto de 171%, reportadas por 19 instituições.
Isso significa que o número maior de participantes no mercado resulta em melhorias para o consumidor. O que provoca soluções de crédito e de finanças personalizadas e com menores custos aos clientes em todo o trade.
Open Finance favorece a personalização de produtos para o cliente
A tecnologia tem auxiliado muito as empresas a entregarem cada vez mais produtos personalizados e totalmente adaptados ao perfil do cliente.
O Open Finance faz exatamente isso! Oferecendo produtos e soluções financeiras individualizadas a partir do acesso ao perfil do cliente e seu histórico financeiro.
Assim o cliente passa a receber propostas e prestações de serviço totalmente adequadas ao seu perfil de consumo, de acordo com as suas necessidades e garantindo satisfação do usuário.
Antes do Open Finance era comum receber propostas de produtos totalmente fora do esperado pelo cliente, pois as ofertas eram baseadas em perfis genéricos.
Agora, com o Open Finance, os produtos são individualizados alinhados totalmente à necessidade do cliente porque usa a base de dados que o próprio cliente cria ao utilizar as plataformas nas movimentações financeiras.
O Serasa Experian prevê que o mercado será capaz de adicionar R$ 760 bilhões em crédito em dez anos, sendo que deste montante, R$ 460,7 bilhões serão voltados apenas para pessoa física.
Como dar acesso dos dados no Open Finance
Para consentir o compartilhamento de dados de uma ou mais contas é preciso que você ative o serviço, seja através do site ou do app do seu banco ou ainda comparecendo a sua agência.
Utilizando a internet é muito fácil e intuito, basta buscar no site do banco ou no app, tanto do banco que você quer liberar acesso ou receber o acesso o botão “Open Finance”
Você vai informar que deseja incluir os seus dados no sistema financeiro aberto, vai especificar de qual instituição eles serão coletados e por quanto tempo.
Você consegue fazer isso de duas formas:
- Na instituição financeira onde está os dados que você quer compartilhar, enviando para a nova que receberá os dados ou
- Direto na instituição que irá receber, fazendo o mesmo procedimento, porém pedindo o acesso.
Para autenticar a transferência dos dados através do Open Finance você precisará utilizar o login e a senha de acesso da sua conta no banco ou outra instituição financeira que deseja a operação.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão