A fim de suspender o pagamento por incapacidade de beneficiários que não atendem as regras, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está fazendo um pente-fino deste agosto.
Dessa maneira, apenas as pessoas que realmente necessitam da ajuda continuarão a recebê-la. Com isso, pelo menos 227 mil pessoas tiveram seu benefício encerrado em 2024.
Continue lendo para saber mais detalhes e descobrir o que fazer se for convocado para o pente-fino!
Desde julho, o INSS está fazendo um pente-fino para avaliar os benefícios pagos por doença ou incapacidade temporária. Assim, pelo menos 227 mil pessoas tiveram seus pagamentos suspensos.
Isso porque o órgão está analisando quais usuários devem continuar recebendo o auxílio. Dessa maneira, está focado em suspender o benefício dos indivíduos que não atendem mais as regras.
Segundo o Ministério da Previdência Social, 51,7% dos 535 mil beneficiários foram liberados após passarem por uma perícia médica. Portanto, o pente-fino do INSS resultou em:
No entanto, 244 mil pessoas comprovaram incapacidade temporária válida. Sendo assim, a maioria dos beneficiários continuarão recebendo o auxílio doença.
O foco do INSS é que 800 mil beneficiários do auxílio doença passem pelo pente-fino. Essa ação avalia as condições físicas e mentais do cidadão, identificando se ele precisa do benefício ainda.
Caso comprove a necessidade, o indivíduo continua tendo acesso ao pagamento e nada muda. No entanto, em casos contrários, o auxílio é cortado e deixa se ser pago.
Por isso, quem recebe o auxílio doença há mais de 2 anos e não passou por perícia médica nesse período, está sendo convocado para revisão dos dados e análise atual da sua saúde.
Além disso, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e está fora do CadÚnico ou não o atualiza a mais de 49 meses (4 anos), também está passando por revisão.
A convocação para o pente-fino do INSS está sendo enviada para os beneficiários do auxílio doença através de SMS para o número cadastrado, carta ou extrato bancário.
Se você for titular do benefício e receber a notificação, deve se apresentar em um prazo de 45 a 90 dias. Na notificação, verá o período em que deve apresentar as provas do seu direito ao pagamento.
Em seguida, basta agendar a perícia médica pelo Meu INSS. Mas, se for para receber o BPC, vá à unidade mais próxima do CRAS e leve documentos que comprovem a doença para atualizar o CadÚnico.
Portanto, siga as condições para continuar recebendo a ajuda financeira!