Pix Garantido: A nova modalidade de Pix parcelado
Com a nova modalidade de parcelamento, o Pix Garantido pode colocar em risco o uso dos cartões de crédito! Entenda como funciona e se vale a pena o serviço!
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 28 de Junho de 2022
Antes mesmo do anúncio do Banco Central (BC), algumas instituições financeiras se anteciparam e já promovem o Pix parcelado. Entretanto, agora o BC oficializa a transação que passa a se chamar Pix Garantido.
O Pix Garantido é a disponibilização de crédito pessoal que o cliente poderá optar em usar na hora de fazer uma compra, podendo parcelar o valor do Pix.
Mas assim como os cartões de crédito, o parcelamento tem condições que podem acarretar em juros. Por isso é importante que antes de realizar o pagamento certifique-se com o lojista se há incidência de juros.
Quais instituições oferecem o parcelamento do Pix Garantido?
Antes mesmo do lançamento oficial, três instituições já oferecem o parcelamento do Pix, entre elas estão o PicPay, o Santander e o Mercado Pago.
A divisão do pagamento pode acontecer em até 12 meses e os juros cobrados variam de acordo com a classificação do cliente.
O valor cobrado pode chegar a até 4,00% ao mês, mais o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Então antes de realizar a compra e parcelar com Pix, confirme os valores do cartão de crédito.
Riscos do cartão de crédito com a nova modalidade do Pix parcelado
Visto como uma das modalidades de pagamento mais importantes do setor financeiro, o cartão de crédito pode ser comprometido em razão da facilidade anunciada do Pix Garantido.
Mesmo com o maior volume transacionado e com as cobranças de taxas e juros cobrado de lojistas no cartão de crédito, o Pix parcelado pode ganhar força, assim como o Pix em forma de débito, que caiu no gosto dos brasileiros.
Com uma possível popularização do PIX Garantido, os bancos tendem a cobrar uma comissão menor, devido à maior concorrência e consequentemente podem afetar a receita dos bancos com os cartões de crédito.
As consequências podem ser desde retirada de benefícios, redução da oferta de crédito ou até mesmo a extinção de alguns cartões de crédito do banco.
Proposta de funcionamento do Pix Garantido
Ainda sem previsão de lançamento pelo BC, a proposta do Pix Garantido é permitir um parcelamento, sem uso do cartão de crédito, usando um saldo emprestado da instituição financeira.
Ainda que o consumidor não tenha saldo em conta, a instituição permitirá um agendamento do pagamento para uma determinada data.
Caso aconteça do cliente não ter dinheiro disponível na data do pagamento, o banco garante o pagamento.
Entretanto, a partir deste momento o consumidor passa a dever para o banco e a ser cobrado das taxas e juros que existem sobre a contratação do serviço prestado.
LEIA TAMBÉM: Como criar um Pix? Saiba como cadastrar suas chaves!
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão