Pix por aproximação começa no dia 28 de fevereiro: veja como irá funcionar!

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 24 de Fevereiro de 2025 2 min de leitura

Em breve, os brasileiros terão mais uma modalidade de pagamento: o Pix por aproximação! De acordo com o Banco Central (BC), a ferramenta será liberada a partir de 28 de fevereiro.

Dessa maneira, as etapas nos pagamentos online serão reduzidas e os usuários terão mais facilidade e segurança na hora de fazer transações, especialmente quando estão na rua.

Isso porque, com a novidade, será possível fazer Pix sem precisar entrar no aplicativo do seu banco. Ou seja, seus dados estarão mais seguros e você ficará menos vulnerável.

Para saber mais detalhes da nova modalidade, continue lendo o conteúdo a seguir!

O que é o Pix por aproximação?

Segundo o Banco Central (BC), na prática, a experiência do consumidor será mais simples, uma vez que terá menos etapas do que atualmente. Para isso, é preciso utilizar carteiras digitais.

O cliente pode escolher a instituição financeira de preferência e cadastrar a conta em sua carteira digital e salvá-la. Depois, já pode fazer pagamentos utilizando a tecnologia NFC.

Isto é, para fazer transações, bastará aproximar seu celular da maquininha de cartão de crédito ou outro terminal. Mas, seu aparelho deve oferecer a funcionalidade, ou não irá funcionar.

Com isso, o objetivo é simplificar a jornada de pagamentos, reduzir as etapas online e viabilizar a oferta de Pix em carteiras digitais. Além disso, os usuários terão mais segurança nas ruas.

Bradesco e Itaú já oferecem o Pix por aproximação

O Pix por aproximação está sendo testado desde novembro com um público restrito. Bancos, instituições de pagamentos, maquininhas e iniciadoras de transação de pagamento fazem parte.

Assim, até o dia 28 de fevereiro, todas as instituições que participam do Pix terão que oferecer a funcionalidade aos seus clientes, de acordo com instruções do Banco Central (BC).

No entanto, alguns bancos se adiantaram e já disponibilizaram a ferramenta para seus clientes, como é o caso do Itaú e Bradesco. Desse modo, estão semanas adiantados ao prazo do BC.

Sendo assim, correntistas Itaú e Bradesco já podem fazer o Pix por aproximação através do Google Pay. Para o iPhone a funcionalidade ainda não foi liberada, visto que a Apple não tem registro de iniciador de pagamentos e nem solicitou a licença ao BC.

Abrir conta
URL Verificada
Abrir conta
URL Verificada
Abrir conta
URL Verificada
Abrir conta
URL Verificada


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.