O Banco Central (BC) está cheio de novidades neste final de ano, depois de anunciar o Pix agendado recorrente, Pix com cartão de crédito, chegou a vez de divulgar mais uma nova funcionalidade para este método de pagamento instantâneo, o Pix por aproximação.
Segundo a instituição, o pagamento por aproximação do Pix deve ser apresentado ainda na próxima semana, em um evento com o Google sobre o tema. A ideia é que a nova função seja similar ao uso do “cartão wireless”.
Para o presidente do BC, Roberto Campos Neto, durante palestra em Londres, nesta terça-feira (29), a expectativa é que a nova funcionalidade seja disponibilizada aos usuários ainda neste ano.
“Do mesmo jeito que você tem hoje na Wallet da Google seus cartões de crédito você só encosta o celular e paga, você vai começar a poder fazer isso com Pix”, disse Campos Neto.
Além de agilidade, a nova funcionalidade promete ao cliente até mesmo segurança, pois não será mais necessário abrir o aplicativo do banco para fazer leitura do QR Code como é feito atualmente.
Leia também: Pix agendado: que horas cai? Como cancelar? Saiba tudo! || Pix com cartão de crédito: saiba como fazer!
Gostou da novidade e quer saber como pagar usando o Pix por aproximação? É muito simples. Segundo o BC, será necessário fazer uma autorização para uso do método de pagamento através do sistema NFC (sem contato) no seu próprio banco.
Depois, quando o usuário escolher fazer o pagamento usando sua carteira digital, a transação estará liberada na área do banco para efetuar pagamentos com aquela conta. Não haverá mais a necessidade de copiar o código e colá-lo na área do banco para concretizar o pagamento.
Veja também: Como ganhar dinheiro no Pix de graça? Confira 6 aplicativos!
Compartilhe este conteúdo