Hoje (24), às 10h, a Receita Federal abriu a consulta a um lote residual da restituição do Imposto de Renda 2025 de março. O crédito será feito no dia 31 de março para 120.039 beneficiários.
Deste total, 25.796 das restituições serão destinadas a contribuintes com prioridade legal. Outras 75.790, são para aqueles que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix.
Para saber mais detalhes, continue lendo o conteúdo abaixo!
Lote residual do Imposto de Renda são os pagamentos feitos após os depósitos tradicionais da restituição para quem caiu na malha fina, mas regularizou as inconsistências.
Ou seja, é pago para os contribuintes que tiveram mais imposto retido na fonte do que deveria. Esse cálculo é feito depois de declarar o Imposto de Renda em uma análise minuciosa.
Quando há algum erro na declaração, o contribuinte deve corrigir as informações. Após a retificação, se ele tiver direito à restituição, entra nos lotes residuais de pagamento.
Este, também é dividido em cinco lotes. Portanto, quando há pendências, busque corrigir o mais cedo que puder para adiantar seu pagamento e ficar entre os primeiros lotes.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para descobrir se sua restituição já está disponível, basta acessar a página da Receita. Assim, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Na página, conseguirá ver orientações e os canais de prestação de serviço. Desse modo, pode fazer uma consulta simplificada ou completa da sua declaração por meio do extrato acesso no e-CAC.
Além disso, a Receita disponibiliza aplicativos que permitem consultar o lote residual da restituição do Imposto de Renda diretamente nas bases da Receita Federal, assim como o cadastro de um CPF.
A Receita Federal faz o pagamento do lote residual da restituição do Imposto de Renda apenas para contas bancárias na titularidade do contribuinte.
Dessa maneira, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso os dados bancários informados estejam errados ou tenha algum problema na conta de destino.
Para o contribuinte não ter prejuízo, ele por reagendar o pagamento pelo Banco do Brasil pelo prazo de até um ano depois da primeira tentativa falha de depósito financeiro.
Assim, basta ir até uma agência oficial ou ligar nos telefones do Banco do Brasil. Desse modo, ele deve corrigir os dados para um conta sua titularidade e informar o número do recibo da declaração.
Se não fizer o resgate em até um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC no te da Receita Federal. Nesse caso, basta acessar o menu Declarações e Demonstrativos e solicitar o pagamento.
Para onde vai o dinheiro do Imposto de Renda?
Criminosos aplicam golpes com nome da Receita Federal
Receita Federal libera consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda
Quais rendimentos são isentos no Imposto de Renda?
Quanto tempo demora para tirar o passaporte?