Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Meu INSS Vale+: regras do INSS para que bancos possam oferecer o cartão

Artigo escrito por Isabela Matsura em 10 de Dezembro de 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou as regras para o lançamento do cartão Meu INSS Vale+, destinado aos aposentados, pensionais e beneficiários dos auxílios permanentes.

Dessa maneira, buscam oferecer segurança e igualdade em todas as instituições financeiras. Se você se enquadra nesse grupo, continue lendo a seguir para descobrir quais serão os requisitos!

Regras para o cartão Meu INSS Vale +

Para que os bancos possam oferecer o cartão Meu INSS Vale+, é preciso seguir algumas regras. Entre elas, firmar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS.

As instituições também devem contratar a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), conforme regulado pela Instrução Normativa PRES/INSS nº 175.

Vale ressaltar que os bancos não poderão cobrar juros ou taxa para emissão do cartão. Ademais, ele deve ser utilizado exclusivamente para o programa de antecipação de R$ 150.

Após a contratação, a instituição deve liberar o valor no cartão em até 5 dias úteis. E, se o beneficiário recebe mais de um benefício, ele deve poder solicitar a antecipação para cada um deles.

Além disso, os bancos devem enviar essas informações ao INSS e à Dataprev:

  • O valor liberado a título de antecipação salarial ao cliente;
  • A data do primeiro desconto;
  • Os contratos de antecipação salarial devidamente assinados com biometria.

No entanto, caso o benefício do titular seja cessado antes dele quitar as parcelas da antecipação salarial, o banco é que ficará responsável pelo prejuízo da operação.

Assim, as instituições que manifestarem interesse em oferecer o cartão Meu INSS Vale+, terão até 30 dias após a disponibilização dos manuais para implementarem as regras desta portaria.

Caso aconteçam atrasos comprovadamente justificados ou dificuldades de adequação sistêmica, o prazo poderá ser prorrogado por até 30 dias.

O que é o Meu INSS Vale+?

Parecido com um empréstimo consignado, o Meu INSS Vale+ é uma iniciativa do Governo Federal lançada em novembro, que permite aos segurados do INSS adiantarem R$ 150 do benefício.

Dessa maneira, no mês seguinte a antecipação, o valor emprestado é descontado em uma parcela única. No entanto, não há a incidência de nenhum juros ou taxa para os beneficiários.

Assim, a iniciativa busca ajudar a cobrir necessidades imediatas para evitar que façam empréstimos para pagar pequenas despesas. Por exemplo, remédios, comida e gás de cozinha.

A expectativa é que, pelo menos, 38 milhões de pessoas sejam beneficiadas, das quais 31,7 milhões. E, após 90 dias do lançamento da antecipação, o valor pode ser reajustado ou revisto.

Desse modo, o cartão Meu INSS Vale+ deve ser utilizado exclusivamente para a antecipação. Portanto, se quer um cartão para os demais pagamentos, solicite o seu cartão de crédito consignado, como:

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.