Se está planejando viajar para o Reino Unido, saiba que você deve apresentar a Autorização de Viagem Eletrônica (ETA) para entrar no país. A mudança é válida a partir de hoje, 8 de janeiro.
Até então, apenas passageiros vindos do Oriente Médio precisavam da ETA. Mas com a expansão do programa, a emissão é obrigatória para todas as nacionalidades, exceto britânicos e irlandeses.
Portanto, continue lendo para saber mais detalhes da autorização e garantir sua entrada no país!
VEJA TAMBÉM: Viaje de trem pela Europa com suas milhas Smiles
A partir de hoje, 8 de janeiro de 2025, a Autorização de Viagem Eletrônica (ETA) é obrigatória para os brasileiros que querem entrar no Reino Unido, independente do meio de transporte.
Por isso, se pretende visitar ou passar pelo país, atente-se para a emissão do documento, que pode levar até 3 dias úteis. As situações que exigem a autorização, são:
A exigência da ETA é uma medida do Reino Unido para melhorar a segurança da fronteira, além de agilizar o processo de imigração. Sem ela, a entrada em solo britânico não é permitida.
Desse modo, o Governo tem mais controle sobre as pessoas que vão para o país. Assim, é mais fácil evitar a imigração ilegal, identificar ameaças e impedir sindicados do crime organizado.
A solicitação da Autorização de Viagem Eletrônica (ETA) do Reino Unido é um processo rápido e fácil. Em menos de 20 minutos, totalmente online, brasileiros podem pedir o documento.
Para isso, basta acessar o site ou aplicativo oficial do Governo Britânico e seguir os passos abaixo:
- Faça upload ou tire uma foto do passaporte que você usará para viajar ao Reino Unido;
- Envie uma foto de passaporte recente ou tire uma foto usando a câmera do seu dispositivo;
- Preencha todas as informações solicitadas;
- Responda às perguntas do questionário;
- Por fim, pague o pedido de ETA do Reino Unido online com cartão de crédito, cartão de débito, Apple Pay ou Google Pay.
O valor do documento é de £10 cada, incluindo crianças e bebês de colo. Após o pagamento, espere cerca de 3 dias para saber se o processo da autorização foi aprovado ou não.
Se aprovada, a ETA é vinculada ao passaporte que informou na solicitação. Dessa forma, será válido para visitas curtas ao longo de 2 anos ou até o passaporte expirar, o que ocorrer primeiro.
Todavia, a ETA não garante a entrada no Reino Unido. Brasileiros ainda precisam apresentar seus documentos de identidade à UK Border Force ou passar pelo portão de passaporte eletrônico.
E, para estadias de mais de 6 meses, é necessário emitir o visto.