A primeira parcela do 13º salário foi paga na sexta-feira passada, mas vários trabalhadores já estão de olho na segunda parte da bonificação. Afinal, muitos contam com o valor para o final de ano.
Por isso, é fundamental descobrir quando irá receber a parcela final do pagamento e qual será o valor, para fazer um bom planejamento financeiro. Continue lendo e saiba mais!
Profissionais que trabalham com carteira assinada sobre o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), deverão receber a segunda parcela do 13º até o dia 20 de dezembro de 2024.
Diferente do que muitos pensam, a primeira e segunda parcela do 13º salário não possuem os mesmos valores. Geralmente, a segunda parte do pagamento é menor que a primeira.
Isso acontece porque a primeira parcela do 13º corresponde, integralmente, a 50% do valor total. No entanto, na segunda parcela, está incluso os descontos habituais da folha de pagamento.
Ou seja, para calcular o valor do 13º salário na segunda parte, é preciso considerar os descontos dos impostos, INSS, tributação do Imposto de Renda (se necessário), entre outros.
Portanto, não fique surpreso quando se deparar com um valor menor em sua conta. No entanto, verifique se está de acordo com o que a lei define. Para isso, saiba como calcular o valo.
De acordo com a Lei n° 4.090/62, o cálculo do 13º deve considerar 1/12 (um doze avos) da remuneração recebida em dezembro, por cada mês em que trabalhou por mais de 15 dias.
Ou seja, basta dividir o seu salário atual integral por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhado. Dessa maneira, se trabalhou o ano todo, receberá o valor do seu salário atual.
No entanto, se não trabalhou os 12 meses, é preciso fazer o cálculo. Confira um exemplo:
Nesse caso, a primeira parcela do 13º deve ser de R$ 2.083. Já no segundo pagamento o valor será um pouco menor, uma vez que haverá a incidência dos descontos habituais.
Faça os cálculos para organizar suas finanças e garantir os seus direitos trabalhistas! E, se quiser ainda mais facilidade para se planejar financeiramente, use o Gerenciador Financeiro da Mobills.