Senado aprova ampliação de beneficiários do Fies e desconto de 99% para inadimplentes
Apenas financiamentos contratados até o segundo semestre de 2017 podem solicitar renegociação do financiamento. Entretanto, o texto ainda aguarda sanção presidencial.
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 25 de Maio de 2022
O Senado acaba de aprovar a medida provisória (MP) que amplia o grupo de beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e prevê desconto de até 99% na renegociação das dívidas dos financiados.
O texto aprovado pelos deputados foi mantido, incluindo o dispositivo que cria também um programa especial de regularização tributária das Santas Casas, hospitais e entidades beneficentes que atuam na área da saúde
A MP atende contratos firmados até o segundo semestre de 2017, com pagamentos atrasados há mais de 90 dias. Os descontos chegam a 99% para inscritos no CadÚnico e beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021.
A proposta vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL) para se tornar lei em definitivo e favorecer cerca de 1 milhão de alunos que estão em inadimplência e somam R$ 106,9 bilhões em dívida.
Veja as possibilidades de renegociação disponíveis
Há duas formas de solicitar a renegociação da dívida com o Fies, veja quais são:
- Dívidas que não foram pagas há mais de 360 dias, em que os recursos foram reservados e pagos pelo governo para tal função. Neste caso, serão incluídos créditos de difícil recuperação pela União;
- Dívidas que não foram pagas há mais de 90 dias, mas em que período de quitação dado ao estudante ainda não foi concluído, ou seja, o universitário ainda está em fase de pagamento.
Vale lembrar que o Fies tem três fases para pagamento das parcelas.
- Enquanto o estudante está na universidade;
- Fase de carência, dura até 18 meses após a conclusão do curso;
- A fase de amortização, após esses 18 meses.
VEJA TAMBÉM: 11 passos para sair das dívidas rapidamente.
Aprenda a controlar suas finanças com aplicativos inteligentes
Controlar as contas mensais e saber examamente quanto está gastando é quase impossível sem ajuda de uma planilha de gastos. Elas são úteis e ajudam muito a ter uma vida financeira saudável e controlada.
Mas existe uma maneira mais fácil de acompanhar o fluxo do seu dinheiro e entender onde está gastando mais e até mesmo remanejar valores para onde de fato é importante.
Um bom exemplo para você é o gerenciador financeiro da Mobills, uma plataforma que ajuda milhares de pessoas ao redor do mundo e está disponível em desktop, iOS e Android.
Com o Mobills é possível realizar o diagnóstico financeiro e dar os primeiros passos para um planejamento de qualidade.
O aplicativo é fácil, intuitivo e demonstra sua vida financeira através de gráficos inteligentes, divisão de gastos por categorias, controle de cartões de crédito, dicas personalizadas entre outros.
Mobills: Finanças e Cartões
-
Mais detalhes do Mobills
- Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
- Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
- Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão