Taxa de juros do cartão de crédito dispara no 2º trimestre
Entenda o que implica o aumento da taxa de juros e como isso te afeta!
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 27 de Julho de 2022
A taxa de juros do cartão de crédito acaba de ser divulgada pelo Banco Central, através de dados do Comitê de Política Monetária (Copom), e aponta o juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito com subida de 4,9 pontos porcentuais na passagem de março para abril.
A taxa que era de 359,1%, passou para 364,0% ao ano e nos juros do cartão de crédito rotativo houve uma variação de 359,1% ao ano em março para 364,0% em abril.
O aumento influencia diretamente o crédito rotativo, que é a linha de limite pré-aprovado no cartão e inclui também saques feitos na função crédito do meio de pagamento.
A taxa do parcelado do cartão variou de 171,7% para 175,1%. Assim, a taxa de juros total do cartão de crédito variou de 73,6% para 76,2% em abril.
E em casos de inadimplência do cliente ter dívidas no cartão de crédito, o banco deve oferecer a melhor forma para o cliente quitar a dívida, podendo parcelar o saldo devedor em algumas situações.
No cheque especial, a taxa de juros cobrada foi de 132,7%, vinda de 127,8% em março.
Média anual cobrada entre os trimestres
O sistema financeiro cobrou uma taxa de juros média anual nas operações de crédito que variou entre 26,7% em março para 27,7% em abril. Em 12 meses, houve avanço de 7,3 pontos percentuais.
Entre pessoas jurídicas e físicas, as taxas cobradas ficaram:
- Pessoas jurídicas, saiu de 18,7% para 20,2%.
- Pessoas físicas, a taxa ficou em 32,1%, vinda de 31,4%.
Nos recursos livres, a taxa média variou de 37,4% em março para 38,1% em abril. Já no spread, saiu de 17,0 pontos percentuais em março para 17,6 pontos em abril, esta é responsável por medir a diferença entre as taxas que os bancos cobram nos empréstimos e o custo de captação desses recursos.
Nas operações de crédito com pessoas físicas, o spread ficou em 22,8 pontos percentuais, contra 22,2 pontos em março. No crédito às empresas, ficou em 8,7 pontos em abril, contra 8,2 pontos no mês anterior.
Use o cartão de crédito com consciência para evitar dívidas no futuro
O cartão de crédito não precisa ser o vilão de suas finanças. Saber usar de maneira consciente ajuda a conquistar produtos e serviços que com pagamento a vista seria difícil.
Em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o cartão de crédito é responsável por 87% das dívidas de famílias brasileiras, mas com medidas simples, ele pode ser um excelente aliado.
Para evitar que o cartão de crédito vire um problema financeiro, existem cinco atitudes que devem ser seguidas:
- Evite gastar mais do que a renda mensal
- Pague a fatura total
- Pague em dia
- Fuja do parcelamento da fatura
- Evite ter vários cartões
Estudar e ler sobre educação financeira também ajuda a controlar os gastos, evitar endividamento e até dar os primeiros passos em investimento.
Indicamos a leitura do artigo Como usar o cartão de crédito com consciência? 10 ótimas dicas! e evitar pagar juros do cartão.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão