Agora, o limite para empréstimo com desconto em folha, que era de 1,66%, passa a ser de 1,80% ao mês. Já para as operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, não houve mudança e a taxa se manteve em 2,46% ao mês.
A decisão se deu após alguns bancos suspenderem a oferta da linha de crédito por meio de correspondentes bancários, diante da baixa rentabilidade e por essa ser uma modalidade mais cara para as instituições. Por consequência, a concessão desse tipo de crédito no mês de dezembro foi a menor para o período em 3 anos.
Vale lembrar que o valor teto do empréstimo consignado estava parado em 1,66% ao mês desde junho de 2024, e, no mesmo período, a Selic, a taxa básica de juros, subiu de 10,50% para 12,25%.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, atualmente, há mais de 48 milhões de contratos de consignado ativos, e de acordo com dados do Banco Central, o consignado do INSS opera o correspondente a 40% do total do saldo do consignado, o que equivale a mais de R$ 268 bilhões.
Na prática, o objetivo do aumento da taxa de juros é a de viabilizar a continuidade das operações e tornar o crédito acessível a um maior número de beneficiários que aproveitariam as taxas mais atrativas do consignado.
Conheça as taxas de empréstimo consignado
Para quem precisa escolher uma instituição para empréstimo consignado, o portal do INSS e o aplicativo Meu INSS disponibilizam as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em todo o Brasil.
Por meio desse serviço, os segurados podem consultar em qual banco a taxa de juros está mais favorável e até mesmo fazer a portabilidade do empréstimo.
Para comparar as taxas, basta acessar o portal ou o app Meu INSS e clicar na opção “Taxas de Empréstimos Consignados”, que aparece na tela inicial. Ainda é possível buscar o serviço “extrato de empréstimos”, opção “instituições e taxas”, onde os juros estarão disponíveis para que o segurado verifique qual a taxa mais vantajosa antes de pegar o empréstimo.
Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.