Tentativas de fraude em cartões de crédito chegam a 2,8 milhões
Homens com até 25 anos são os mais atingidos por fraudes em cartões de crédito. Veja como se proteger!

O Brasil registrou mais de 2,8 milhões de tentativas de fraude em cartões de crédito só no primeiro semestre deste ano, segundo o Mapa da Fraude da ClearSale, fornecedora de soluções de prevenção e gerenciamento de risco.
De acordo com o estudo exclusivo sobre comércio digital, o número indica um crescimento de 9% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Estes números passam de R$ 2,9 bilhões, de acordo com 165 milhões de pedidos registrados no banco de dados da empresa. No comparativo com 2021, o número foi quase 10% maior.
O mercado financeiro registrou 527 mil tentativas de fraudes em processos digitais como abertura de contas, emissão de cartões, Pix e empréstimo pessoal.
Foram analisadas mais de 19 milhões de transações, sendo que as tentativas de fraude representam 2,71% das transações.
De acordo com um novo relatório da IBM, 35% dos brasileiros entrevistados já foram vítimas de fraude em cartão de crédito e cerca de 85% dos brasileiros estão preocupados com questões de segurança financeira.
Como evitar cair em golpes com cartões de crédito
Com o aumento das tentativas de fraude em cartões de crédito é preciso ter cuidados e para evitar cair em golpes que podem gerar muitos prejuízos.
Por isso, é preciso realizar algumas ações simples como as que listamos para que você possa proteger seu cartão e evitar problemas futuros.
- Não divulgar a senha do cartão em redes sociais, e-mails ou aplicativos de conversa
- Não enviar foto do cartão de crédito para terceiros, ainda que conhecidos
- Evite comprar em sites desconhecidos
- Verifique se o domínio começa com https:// (esse mostra que o site é seguro)
- Verifique se no canto superior esquerdo tem um cadeado fechado
- Se desconfiar do site, faça um teste, preencha o formulário com dados errados e veja se ele irá aceitar. Um site seguro identifica o erro e não deixará prosseguir
Ao perceber que foi vítima de um golpe, que o cartão possivelmente foi fraudado, a primeira coisa que deve ser feita é entrar em contato com a administradora cartão ou com o banco e pedir seu bloqueio/cancelamento.
Feito o comunicado para evitar que continuem usando o crédito, faça um boletim de ocorrência através da delegacia eletrônica, como é o caso do estado de São Paulo ou presencialmente se na sua cidade não houver online.
Desta forma você consegue evitar um prejuízo maior e justificar o cancelamento da cobrança das compras realizadas em seu nome.
Os golpes bancários no Brasil devem gerar prejuízos de ao menos R$ 2,5 bilhões até o final do ano.
Perfil dos usuários que mais sofrem golpes com fraude em cartões de crédito
É importante ressaltar que todo usuário de cartão de crédito e que realiza compras via e-commerce pode ser colocado em risco em algum momento.
Os golpes virtuais estão cada vez mais sofisticados e apesar das empresas investirem diariamente em segurança de dados e proteção de sites, parte da responsabilidade é do próprio usuário.
Estudo recente aponta que o público masculino é o que mais sofre com tentativas de fraudes 2,88%, seguido de 1,55% do público feminino.
Em termos de faixa etária, pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de fraudes, 3,41%, seguido pelo grupo de 26 a 35 anos 1,76%.
Vale a pena contratar um seguro proteção para cartão de crédito?
Pensando em responsabilidade de pagamento da fatura do cartão de crédito fraudado, a obrigatoriedade pelos gastos ilícitos, advindos da clonagem, é da operadora do cartão.
O motivo para isto, é que a clonagem caracteriza uma falha de segurança da empresa, porém, isso se ficar provado que não houve falha por conta do comportamento do usuário.
Em que situação o contrato do seguro proteção do cartão de crédito vale a pena? Se o seguro também cobre roubo físico e compras sob coação.
Uma dica para garantir que o cartão está sendo usado apenas por você ou pelos seus dependentes, é cadastrar na operadora do cartão para receber notificações a cada transação de compra por SMS ou e-mail.
Desta forma, assim que uma transação suspeita for identificada fica mais fácil tomar as atitudes necessárias e evitar um transtorno maior com a administradora do cartão de crédito.
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Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
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