Tentativas de fraude em cartões de crédito chegam a 2,8 milhões
Homens com até 25 anos são os mais atingidos por fraudes em cartões de crédito. Veja como se proteger!
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 30 de Agosto de 2022
O Brasil registrou mais de 2,8 milhões de tentativas de fraude em cartões de crédito só no primeiro semestre deste ano, segundo o Mapa da Fraude da ClearSale, fornecedora de soluções de prevenção e gerenciamento de risco.
De acordo com o estudo exclusivo sobre comércio digital, o número indica um crescimento de 9% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Estes números passam de R$ 2,9 bilhões, de acordo com 165 milhões de pedidos registrados no banco de dados da empresa. No comparativo com 2021, o número foi quase 10% maior.
O mercado financeiro registrou 527 mil tentativas de fraudes em processos digitais como abertura de contas, emissão de cartões, Pix e empréstimo pessoal.
Foram analisadas mais de 19 milhões de transações, sendo que as tentativas de fraude representam 2,71% das transações.
De acordo com um novo relatório da IBM, 35% dos brasileiros entrevistados já foram vítimas de fraude em cartão de crédito e cerca de 85% dos brasileiros estão preocupados com questões de segurança financeira.
Como evitar cair em golpes com cartões de crédito
Com o aumento das tentativas de fraude em cartões de crédito é preciso ter cuidados e para evitar cair em golpes que podem gerar muitos prejuízos.
Por isso, é preciso realizar algumas ações simples como as que listamos para que você possa proteger seu cartão e evitar problemas futuros.
- Não divulgar a senha do cartão em redes sociais, e-mails ou aplicativos de conversa
- Não enviar foto do cartão de crédito para terceiros, ainda que conhecidos
- Evite comprar em sites desconhecidos
- Verifique se o domínio começa com https:// (esse mostra que o site é seguro)
- Verifique se no canto superior esquerdo tem um cadeado fechado
- Se desconfiar do site, faça um teste, preencha o formulário com dados errados e veja se ele irá aceitar. Um site seguro identifica o erro e não deixará prosseguir
Ao perceber que foi vítima de um golpe, que o cartão possivelmente foi fraudado, a primeira coisa que deve ser feita é entrar em contato com a administradora cartão ou com o banco e pedir seu bloqueio/cancelamento.
Feito o comunicado para evitar que continuem usando o crédito, faça um boletim de ocorrência através da delegacia eletrônica, como é o caso do estado de São Paulo ou presencialmente se na sua cidade não houver online.
Desta forma você consegue evitar um prejuízo maior e justificar o cancelamento da cobrança das compras realizadas em seu nome.
Os golpes bancários no Brasil devem gerar prejuízos de ao menos R$ 2,5 bilhões até o final do ano.
Perfil dos usuários que mais sofrem golpes com fraude em cartões de crédito
É importante ressaltar que todo usuário de cartão de crédito e que realiza compras via e-commerce pode ser colocado em risco em algum momento.
Os golpes virtuais estão cada vez mais sofisticados e apesar das empresas investirem diariamente em segurança de dados e proteção de sites, parte da responsabilidade é do próprio usuário.
Estudo recente aponta que o público masculino é o que mais sofre com tentativas de fraudes 2,88%, seguido de 1,55% do público feminino.
Em termos de faixa etária, pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de fraudes, 3,41%, seguido pelo grupo de 26 a 35 anos 1,76%.
Vale a pena contratar um seguro proteção para cartão de crédito?
Pensando em responsabilidade de pagamento da fatura do cartão de crédito fraudado, a obrigatoriedade pelos gastos ilícitos, advindos da clonagem, é da operadora do cartão.
O motivo para isto, é que a clonagem caracteriza uma falha de segurança da empresa, porém, isso se ficar provado que não houve falha por conta do comportamento do usuário.
Em que situação o contrato do seguro proteção do cartão de crédito vale a pena? Se o seguro também cobre roubo físico e compras sob coação.
Uma dica para garantir que o cartão está sendo usado apenas por você ou pelos seus dependentes, é cadastrar na operadora do cartão para receber notificações a cada transação de compra por SMS ou e-mail.
Desta forma, assim que uma transação suspeita for identificada fica mais fácil tomar as atitudes necessárias e evitar um transtorno maior com a administradora do cartão de crédito.
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Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
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