Trabalhador pode usar FGTS para viajar? Descubra e saiba se vale a pena

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 22 de Abril de 2025 4 min de leitura

Viajar é o sonho de muitos brasileiros e, para isso, os trabalhadores podem usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para resgatar passagens aéreas e pacotes de turismo!

Dessa maneira, o saque-aniversário do FGTS é uma alternativa para poupar dinheiro sem deixar de viver momentos especiais. Afinal, é possível pagar viagens com valores que estavam parados.

Mas, há outra questão: essa é uma escolha que vale a pena? Para descobrir como usar o saldo do Fundo para viajar e se é uma opção vantajosa, continue lendo o conteúdo a seguir.

Como usar o FGTS para fazer viagens?

Para usar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o trabalhador deve optar pelo saque-aniversário. Essa modalidade permite o saque anual de uma parcela do FGTS.

Diferente do saque-rescisão, que só pode ser feito em caso de demissão sem justa causa, o saque-aniversário permite usar o valor de maneira mais flexível. Inclusive, para viajar.

Além disso, o trabalhador pode optar também pela antecipação do saque-aniversário para resgatar o valor de até 5 anos do saldo do FGTS. Assim, funciona como um empréstimo consignado.

Atualmente, duas companhias aéreas permitem que os clientes usem o FGTS para comprar passagens aéreas em parceria com o banco Digio. Estas, são a Azul Linhas Aéreas e GOL Linhas Aéreas.

O processo para isso é simples, mas o trabalhador deve atender a alguns critérios:

  • Ter a partir de R$ 300 no saldo no FGTS;
  • Comprar passagens com, pelo menos, 4 dias de antecedência na GOL e 28 na Azul;
  • Adquirir apenas voos nacionais;
  • As transações não podem ser feitas entre 23h e 23h59;
  • Apenas o titular da conta do FGTS pode realizar a compra;
  • Não é permitido combinar o FGTS com outros métodos de pagamento.

O consumidor deve autorizar o banco a acessar seu saldo para intermediar a transação com a companhia aérea escolhida. Para saber mais detalhes, vale a pena entrar em contato com a empresa.

Além disso, os trabalhadores também podem usar o saldo do FGTS para resgatar pacotes de turismo completos através da agência de viagens CVC. Ela permite antecipar até 3 parcelas.

Vale ressaltar que, para usar essa alternativa, o cliente já deve ter habilitado a opção saque-aniversário em sua conta. Isso pode ser feito no aplicativo FGTS da Caixa Econômica.

Vale a pena usar o FGTS para viajar?

O uso do FGTS para viajar permite que o cliente antecipe recursos que já estão em seu nome, sem precisar recorrer a outros tipos de empréstimos ou gastar dinheiro.

Desse modo, essa opção pode ser útil para quem já contratou o saque-aniversário e não quer comprometer seu orçamento mensal. No entanto, é preciso analisar os contras.

Afinal, o saque-aniversário e a antecipação retira dinheiro do saldo acumulado. Ou seja, o trabalhador não poderá contar com esses recursos no futuro para outras necessidades, como demissão.

Além disso, a operação pode envolver juros que variam. Dessa forma, a passagem pode sair mais cara para o consumidor, tornando o uso do FGTS menos vantajoso.

Portanto, a melhor recomendação é analisar todas as opções disponíveis. Para economizar dinheiro, por exemplo, uma alternativa é utilizar cartões que acumulam milhas.

Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Com esse tipo de cartão, o titular acumula milhas a cada real gasto. E, através do programa de fidelidade, pode resgatar passagens aéreas, diárias em hospedagens, aluguel de veículos e muito mais.

Sendo assim, estude as condições de cada serviço para ver qual é o melhor de acordo com seu estilo de vida, situação financeira e necessidades.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.