Cartão Fidelidade: como pode ajudar no seu negócio?
Sabia que o Cartão Fidelidade é uma estratégia de marketing para fidelizar os clientes? Esse processo ocorre de forma silenciosa, mas eficiente. Leia o artigo para descobrir como!
Artigo escrito por Isabela Matsura em 29 de Julho de 2022
O cartão fidelidade é um recurso utilizado por empreendedores para conseguir realizar mais vendas e conseguir mais clientes, que se motivam por meio de uma recompensa.
O cartão não tem esse nome à toa, mas tem porque o principal objetivo dele é fidelizar os clientes, não apenas atrair.
Quer saber como ele funciona e como é bom para o seu negócio? Então confira as informações seguir.
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O que é o Cartão Fidelidade
O cartão fidelidade é baseado em um programa de benefícios ligado ao consumo frequente, e vale tanto para a loja física quanto a on-line.
Tem como objetivo influenciar o comportamento de compra, agregar valor ao seu negócio e fidelizar o cliente.
Ao oferecer vantagens aos clientes assíduos, e também a novos clientes, o empreendedor estreita as suas relações com o consumidor e criam uma conexão maior.
Essas vantagens variam de acordo com o tipo do seu negócio e com a imagem que quer passar. Podem ser, por exemplo brindes e descontos na próxima compra.
Cada empresa aproveita o cartão fidelidade oferecendo como prêmio o que comercializam.
A oferta de vantagens é o que mais estimula que os clientes voltem e comprem sempre mais dos produtos.
No entanto, dessa vez, não é só pelo desconto ou brinde que pode receber, mas também pela experiência de compra que nasce do cartão fidelidade.
Vantagens do Cartão Fidelidade para o seu negócio
Sabemos que o cartão fidelidade traz benefícios para o cliente. No geral, os brasileiros gostam de se associar a programas de benefícios por gostarem da sensação de serem recompensados.
Com programas assim, a satisfação do cliente aumenta por ser um “sistema de recompensa”. Isso gera um sentimento de prazer e felicidade ao realizar essa ação.
As compras já tem grande importância emocional, mas quando tem benefícios inclusos, essa ação se torna ainda mais vantajosa e maior sensação positiva.
No entanto, os clientes não são os únicos beneficiados. O cartão fidelidade também resulta em vantagens para os empreendedores que fazem uso do cartão fidelidade. Os benefícios, são:
Fidelização de clientes
Mais importante do que atrair os potenciais clientes para que se tornarem clientes efetivos ao realizar uma compra, é a fidelização deles.
Ela, além de ser mais em conta, também faz com a credibilidade do seu negócio cresça. Além disso, ter clientes fieis mostra que está no caminho certo, pois entre toda concorrência o cliente o escolheu.
Mas, o Cartão Fidelidade não funciona à toa. Ele ativa alguns gatilhos psicológicos, como:
- Sensação de pertencimento;
- Sensação de progresso e
- Sensação de recompensa.
A sensação de pertencimento acontece porque os clientes sentem que se tornaram parte de um grupo, que tem direito à experiências exclusivas um tratamento especial.
Já a de progresso e recompensa, são uma mistura de razão e emoção. O cliente se sente inteligente ao participar de algo que irá lhe trazer algum retorno, e também tem a sensação de que aquilo precisa ser feito e finalizado.
Desse modo, ele se esforça para alcançar a meta que estabeleceu. Consequentemente, rende mais lucro para o empreendimento.
Incentivo ao consumo
De modo indireto, mas efetivo, o cartão fidelidade acaba incentivando que o cliente escolha um determinado estabelecimento no lugar do outro.
O raciocínio funciona de forma que, já que irá gastar, é melhor gastar dinheiro em um comércio que gera algum benefício para ele.
Assim, o lugar que oferece benefícios, avança um lugar no pódio, pois percebem que é melhor se associar com essa marca.
Dessa forma, os clientes acabam por consumir os produtos em maior demanda, o que é bom para a economia do seu negócio.
Ganhar novos clientes
A fidelização de clientes é o que mais estreita a relação entre o consumidor e o empreendedor. Essa relação faz os consumidores sentirem que tem que ser fiéis à sua marca.
Assim, eles passam a compartilhar suas experiências com seus contatos. Dessa forma, eles se tornam influenciadores, e através deles mais interessados no seu produto irão à sua procura.
Muitas empresas também usam esse recurso para fazer propagandas do seu trabalho com mais ênfase.
Isso acontece tanto na loja presencial, por poder mostrar outros produtos e/ou serviços, como nas mídias on e off por ter um motivo que justifique a compra.
Por conta dessas vantagens, o cartão fidelidade serve como uma estratégia de marketing. Isso porque mesmo que o cliente não se interesse naquele momento no produto, a recompensa é o bastante para captar o seu desejo.
Como fazer o Cartão Fidelidade
- Estude o perfil do seu público
- Crie metas e apresente as regras com clareza
- Ofereça recompensas valiosas e relevantes
- Elabore um conteúdo de acordo com a imagem do seu negócio
- Não esqueça das informações básicas
- Invista na divulgação
- Mantenha o padrão de entrega
Estude o perfil do seu público
Antes de dar início a qualquer passo, é preciso estudar o perfil do seu público para traçar uma boa estratégia para criar o cartão fidelidade.
Tente perceber quais são os produtos mais comprados, o valor médio das vendas e os principais hábitos de consumo para ser mais fácil esse processo.
O cartão fidelidade não será atrativo se a vantagem for menor que o valor médio das vendas, por exemplo.
Crie metas e apresente as regras com clareza
É importante ter uma marcação que mostre o progresso do cliente, algo que o incentive a fazer mais, seja por estar longe da vantagem ou por estar quase chegando no objetivo.
O cartão fidelidade não tem uma regra exata para todos os cartões criados, mas cada empresa deve decidir a sua. Por isso, é preciso que as regras estejam bem claras para que não hajam erros ou confusões.
Essas regras devem estar escritas no cartão. Podem ser, por exemplo:
- A cada 5 compras, ganhe um açaí;
- Complete a tabela e ganha 50% de desconto;
- Nas compras acima de R$15,00 ganhe um carimbo. Ao final da cartela, ganhe uma T-shirt.
Ofereça recompensas valiosas e relevantes
É preciso lembrar que o cartão de fidelidade não deve ser criado pensando apenas na sua loja, mas no que o cliente quer.
Por isso, é preciso criar as estratégias no cartão com base nas necessidades, problemas e desejos que você percebeu ao analisar o perfil do seu público antes.
A escolha das recompensas deve ser pensada como capricho, pois também serve como forma de divulgação.
Elabore um conteúdo de acordo com a imagem do seu negócio
O visual do cartão fidelidade contribui muito para despertar a razão e a emoção dos seus clientes.
Portanto, organize as suas ideias e estimule a sua criatividade, mas mantenha a identidade do seu negócio para que assim que os clientes vejam, já remetam à sua marca.
Um design irreverente e moderno podem ser boas opções de destacar o seu cartão entre outros. No entanto, não fuja da proposta de um cartão fidelidade, ou corre o risco de não ser funcional.
O conteúdo não precisa conter um longo texto persuasivo, basta ser curto e direto, pois mensagens assim são mais eficientes, principalmente considerando o tamanho do cartão. Lembre-se de não deixar de lado os elementos chamativos.
Não esqueça das informações básicas
Não existem muitas regras para criar um cartão fidelidade, mas há coisas que podem ajudar a performance do cartão.
Além de ter um tamanho correto (não ser maior do que o tamanho do espaço da carteira, por exemplo), é recomendado que o cartão tenha algumas informações presentes.
Essas informações, são:
- Dados da empresa: logotipo, telefone, endereço;
- Espaço para preencher cada vez que uma compra for realizada;
- As regras para ter a recompensa;
- Contatos da loja;
- Prazo de validade do cartão;
- Condições para fazer o resgate do prêmio;
- Frases chamativas sobre os benefícios do cartão.
Invista na divulgação
Para o cartão fidelidade ter um alcance e uma performance que chegue ao objetivo desse recurso, uma boa estratégia é investir na divulgação.
Dessa forma, mais clientes podem ser atraídos. Criar uma campanha que agregue a todo o serviço feito é um ponto extra para o estabelecimento.
Mantenha o padrão de entrega
O fato do produto ou serviço da recompensa sair para o cliente mais barato ou de graça, não deve provocar uma queda na quantidade do produto ou qualidade do atendimento.
Se o prêmio não for bom quanto os produtos vendidos, toda a estratégia do cartão fidelidade terá ido por água abaixo.
Por que ter um cartão fidelidade?
De fato, um cartão fidelidade é um recurso e investimento que pode agregar muito em uma empresa e pequenos empreendimentos. Afinal, eles fazem as vendas disparar e geram muito lucro para quem o utiliza.
No entanto, para que isso funcione o cliente deva ver a recompensa prometida como um valor agregado, em que quem sai ganhando é ele. Caso contrário, a estratégia vira armadilha e você sai perdendo.
Portanto, se quer criar um cartão fidelidade para o seu negócio, estude as estratégias antes para que esse recurso seja funcional e traga os benefícios que você almejou.
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Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo
Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.